//

Vitória ambiental em Nortelândia (Mato Grosso) 123c3x

2 minutos de leitura
Edvaldo, vereador Meck, Mário e Otávio vitoriosos com a nova Lei aprovada.

Agora é Lei! O prefeito de Nortelândia (MT), Jossimar José Fernandes, sancionou hoje (5)  uma Lei de autoria do poder Executivo e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal que proíbe a instalação de empreendimentos hidrelétricos (usinas hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas) na bacia hidrográfica do rio Santana no município de Nortelândia. A Lei também institui o Programa de Práticas Conservacionistas de Recuperação, Preservação e Conservação de matas ciliares e nascentes que compreende toda a bacia hidrográfica do rio Santana. s4q1x

A implantação de empreendimentos hidrelétricos tem se intensificado nos últimos anos na região e é considerado o maior fator causador de impacto ambiental da bacia, causando erosão e assoreamento dos canais de drenagem dos rios, reduzindo sua vazão, prejudicando a ictiofauna e a captação para abastecimento humano. O texto destaca ainda a importância da bacia do rio Santana para todo o complexo hidrográfico do rio Paraguai, principal rio formador do Pantanal.

A Lei é uma resposta ao grande impacto ambiental que o município vem sofrendo desde a implantação da PCH Diamante (antiga Camargo Correia),  que originou grandes crateras que marcam a paisagem do município, dentre outros diversos problemas. A Lei protege o município de pelo menos duas ameaças imediatas que são represas que estavam sendo planejadas para a região, sendo elas PCH Santana I e  CGH Santana II.

Um projeto de Lei similar, de autoria do vereador Eduardo Magalhães também está tramitando na câmara municipal de Cuiabá. O Projeto de Lei proíbe a implantação de empreendimentos hidrelétricos em toda a capital de Mato Grosso e barraria pelo menos 06 novas represas previstas para o município. Que Nortelândia sirva de exemplo para tantas outras cidades conseguirem vitórias contra a destruição causada pelas represas.

Luiza p3m1

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Mulheres do Cerrado: Oficinas de plantas medicinais fortalecem saberes tradicionais 6c4y6x

Duas oficinas realizadas em maio pela Ecoa, no âmbito do projeto “Despertando o Viver no Cerrado:

Estudo: poluição tóxica de incêndios florestais atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo 1i3k1o

Via ClimaInfo. Populações de países onde as condições de vida são mais precárias e há menos

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!