//

Sempre em diálogo com a comunidade, PMA-MS apoia logística de articulação e formação contra incêndios no Pantanal 66612r

2 minutos de leitura

A articulação institucional e a formação de brigadas comunitárias coordenadas pela Ecoa, no Parque Nacional do Pantanal, contaram com o apoio do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA-MS). Responsável pelo policiamento da Bacia do Alto Paraguai (BAP), onde está localizado o Pantanal, o batalhão colaborou com a logística do treinamento, viabilizando o transporte de equipamentos de combate ao fogo de Campo Grande (MS) até Corumbá (MS). 4by1o

Além de atuar diretamente nas ações de controle dos incêndios, a PMA mantém diálogo constante com as comunidades locais e também contribui para a sustentabilidade do bioma. A corporação reconhece, por exemplo, a importância da pesca para a região e busca construir relações com diferentes instituições para proteção do território.

Articulação institucional e fortalecimento comunitário 412p6e

A atuação da Ecoa na preparação para a temporada de incêndios florestais (TIF) não se limita à formação e reciclagem de brigadas comunitárias. Envolve também a construção de relações institucionais sólidas, capazes de integrar esforços de prevenção e resposta ao fogo com a conservação da biodiversidade e o apoio às comunidades locais.

Coordenada pela Ecoa com financiamento do projeto GEF Terrestre (executado pelo Funbio), a iniciativa reuniu representantes de diversas instituições nacionais e internacionais, como Marinha do Brasil, Unesco, WWF Brasil, PrevFogo/Ibama, SOS Pantanal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, ICMBio e o próprio Parque Nacional. A ação marca o início de uma agenda mais ampla, contínua e integrada de prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal.

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).