////

Rios do Pantanal: Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá v2x5f

4 minutos de leitura

Localização: A Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá percorre uma área de 22.851 km², localizada integralmente no estado de Mato Grosso, na porção centro sul. Nasce na depressão interplanáltica de Paranatinga, em Rosário Oeste, a, cerca de, 500 m de altitude. Seu curso é considerado até a cidade de Cuiabá, com 158 m de altitude (Chiaranda et al., 2016). 1k26v

rio cuiabá
Caudaloso, o Rio Cuiabá serpenteia a Capital do Mato Grosso (Foto: Ray Reis/Circuíto Mato Grosso)

Municípios: Os municípios abrangidos pela bacia são Jangada, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste, Nobres, Alto Paraguai, Diamantino, Planalto da Serra, Nova Brasilândia e Campo Verde (Agência Nacional de Águas, 2018).

Economia: Atualmente, a economia está centralizada no comércio e na indústria. No comércio, a representatividade é constituída por casas de gêneros alimentícios, vestuário e artigos diversos, enquanto o industrial é representado pela agroindústria. Na agricultura, cultivam-se lavouras de subsistência e hortifrutigranjeiros. Um dos setores econômicos existentes de maior impacto na bacia é o de exploração mineral, tanto metais quanto os não-metais (Santos & Jesuz, 2014). 

Rio Cuiabá – Outros pontos relevantes: Um estudo de caso mostra danos causados pela implementação de empreendimentos hidrelétricos na região da bacia, impactos que afetam diretamente as populações locais, principalmente por ocasionar a diminuição dos peixes que antes eram abundantes no rio e serviam para a sobrevivência das populações ribeirinhas. Assim como as atividades garimpeiras, que, segundo um morador da região, se fez totalmente extinta (Siqueira, 2014). 

(Foto de capa: SEC-MT/Divulgação)

A publicação faz parte de um levantamento sobre as sub-bacias da BAP para a formação de um Mapa Interativo.

Visualizar mapa na tela inteira

Este levantamento foi realizado por Nathália Rocha. Nathália é graduada em Ciências Biológicas (UFMS) e Mestranda em Ecologia e Conservação (UFMS). Atuou como pesquisadora na Ecoa entre 2019 – 2020 no Programa Oásis de Conservação de Polinizadores e na Agenda de Infraestrutura e Energia.


 

Referências Rio Cuiabá: 

Agência Nacional de Águas. 2018. Relatório Hidrológico.

Chiaranda, R.; Colpini, C.; Soares, T.S. 2016. Caracterização da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá. Advances in Forestry Science, v.3, n.1, p. 13-20.

Santos, I. R. S.; Jesuz, C. R. A. 2014. Técnica do discurso do sujeito coletivo na percepção da qualidade da água do rio Cuiabá – MT. Revista Mato-Grossense de Geografia, v. 17, n.1, p. 117-138.

Siqueira, J. E. e Henkes, J. A. 2014. Impactos gerados por represas de usinas hidrelétricas: o caso da usina hidrelétrica de Manso. Revista Gestão Sustentável Ambiental, Florianópolis, v.3, n.1, p. 359-372.

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).