A Iniciativa 20×20 visa a recuperação de 20 milhões de hectares de áreas produtivas na América Latina e Caribe até 2030. A meta está alinhada a compromissos globais de combate às mudanças climáticas e conservação da biodiversidade. 5u2m2q
No Brasil, as Florestas Modelo estão alinhadas com esses compromissos. Nesse contexto, três Florestas Modelo estão desenvolvendo ações com o apoio governamental do Canadá: Paisagem Modelo Pantanal, Hileia Baiana e Mata Atlântica. Juntas, já restauraram mais de 224 hectares com o apoio governamental do Canadá.
Paisagem Modelo Pantanal 4u2c4j
No Pantanal, 1,5 hectares foram utilizados para a implementação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), além de 22 hectares de recuperação de pastagens degradadas e 155 hectares de restauração assistida, com o cercamento de fragmentos florestais. As ações foram executadas no âmbito do projeto Restauracción e do IMFN (International Model Forest Network) Climate. As abordagens priorizam a conexão entre conservação e uso sustentável, essencial para a manutenção dos serviços ecossistêmicos pantaneiros.
Mata Atlântica 4s6p3w
Na Mata Atlântica, foram implementados 5 hectares de SAFs com o apoio do Governo Canadense, por meio do IMFN Climate. Essa ação, executada pelo Instituto Rupestris em colaboração com o IEF (Instituto Estadual de Florestas), promove a recuperação de áreas degradadas enquanto gera renda para agricultores familiares, alinhando-se aos objetivos da Iniciativa 20×20 de conciliar restauração e desenvolvimento socioeconômico.

Hileia Baiana 3m7334
A Hileia Baiana é gerida pelo Programa Arboretum, que realizou três edições de projetos em parceria com o Serviço Florestal Canadense – duas pela iniciativa Restauracción e uma pelo IMFN Climate – totalizando 33 hectares restaurados. Na fase mais recente (setembro/2024 a março/2025), foram recuperados 8,2 hectares, sendo:
• 4,05 ha de SAFs (sistemas produtivos sustentáveis);
• 4,15 ha de restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Florestas Modelo no Brasil 3l1v1k
As ações nas três Florestas Modelo combinam restauração ecológica, restauração produtiva e engajamento comunitário. Juntas, essas iniciativas reforçam a importância de parcerias internacionais (como o apoio canadense) e a integração de políticas públicas para ampliar a escala da restauração no país.
A Rede Brasileira de Florestas Modelo foi oficializada em 2022 e é composta por: Paisagem Modelo Pantanal, Floresta Modelo Amazonas Tapajós, Floresta Modelo Hileia Baiana, Mosaico Sertão Veredas Peruaçu e Floresta Modelo Mata Atlântica.