/

Rede Pantanal é Contra a Hidrovia Paraguai Paraná 2h2l2t

2 minutos de leitura

Organizações-membro da Rede Pantanal estão seriamente preocupadas com a possibilidade da implantação da Hidrovia Paraguai Paraná, que pode trazer sérias consequências para o pulso de inundação, principal responsável por manter as características peculiares do bioma Pantanal. Isso porque portos estão sendo licenciados no rio Paraguai, como por exemplo, o Terminal de uso Privado a Paraíso (Porto Esperança, Corumbá/MS) e o Terminal de uso Privado Paratudal (Cáceres/MT), sem mesmo ter sido feito ainda o licenciamento desta hidrovia. 25s6y

A ONG Gaia, juntamente com o Comitê popular do rio Paraguai, Rede de Povos e Comunidades tradicionais Pantaneira, Grupo Pesquisação, Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (FONASC-CBH) e Humedales sin fronteiras, estão com uma campanha com o objetivo de sensibilizar tomadores de decisão, como por exemplo, deputados e senadores de Mato Grosso com o tema, convidando a população a chamar atenção dos mesmos para a seca histórica que amos, com os níveis dos rios mais baixos dede 1965. Estas organizações chamam a atenção para a necessidade de mais estudos para verificar a viabilidade deste empreendimento, bem como solicitam uma avaliação ambiental estratégica, que verifique os impactos cumulativos e sinérgicos destes portos.

Outra organização-membro da Rede Pantanal, que também está se movimentando e promovendo ações acerca do assunto é o Fonasc.CBH (Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas), que chamam atenção para o impacto das barcaças e das dragagens no rio Paraguai.

Os danos desta Hidrovia vão desde alteração no pulso de inundação, que irá impactar as fitofisionomias pantaneiras; poluição das águas do rio Paraguai; desmatamentos nas margens dos rios e até mesmo causar acidentes entre grandes embarcações e pescadores artesanais, impactando negativamente toda a pesca da região.

Luiza p3m1

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Mulheres do Cerrado: Oficinas de plantas medicinais fortalecem saberes tradicionais 6c4y6x

Duas oficinas realizadas em maio pela Ecoa, no âmbito do projeto “Despertando o Viver no Cerrado:

Estudo: poluição tóxica de incêndios florestais atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo 1i3k1o

Via ClimaInfo. Populações de países onde as condições de vida são mais precárias e há menos

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!