//

Proposta visa criar três Unidades de Conservação em Bonito 382p2u

3 minutos de leitura
Aquário natural de Bonito (Foto: Divulgação)
Aquário natural de Bonito (Foto: Divulgação)
Aquário natural de Bonito (Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) tem a honra de convidar a todos a participar da Consulta Pública sobre a proposta de criação de três Unidades de Conservação Municipais, no dia 25 de fevereiro de 2016, das 15h às 17h, no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores, situado na Rua Coronel Pilad Rebuá, 1780, Bonito – MS. 371026

Na ocasião será apresentada a proposta de criação do Parque Natural Municipal (PNM) da Guavira (60,90 ha); Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Banhado Rio Formoso (2275,41 ha) e Refúgio de Vida Silvestre Banhado do Rio da Prata (3273,43 ha).

Nossa preocupação é garantir a proteção dos mananciais hídricos e do habitat de diversas espécies da fauna ameaçadas, em áreas de grande importância para manutenção da qualidade ambiental de diversos atrativos turísticos do munícipio, os quais são fundamentais para economia local. Para tanto, em consonância com o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Bonito (COMDEMA), foram realizados estudos preliminares que privilegiam regiões que já possuem restrições de uso e que, futuramente, podem ser incluídos em projetos como o Pagamento por Serviços Ambientais ou editais de apoio.

Salientamos que ambas as categorias de áreas protegidas são previstas no SNUC (Lei nº 9985, de 18 de julho de 2000). O PNM (Parque Natural Municipal) proposto em uma área de domínio público da istração municipal, que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Nele é possível realizar pesquisas científicas e desenvolver atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. O RVS (Refúgio de Vida Selvagem) é destinado a proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória. O RVS pode ser constituído por áreas particulares, desde que seja possível compatibilizar os objetivos da unidade com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários.

Desde já cotamos com sua participação e seguimos a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais pelo telefone (67) 3255-3316 – Fabricio ou (67) 8468-9675 – Chris.

Atenciosamente,

Chris Vasques Secretária de Meio Ambiente de Bonito, MS

Fonte: Prefeitura de Bonito/MS

Alessandra Marimon 1r4s

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Mulheres do Cerrado: Oficinas de plantas medicinais fortalecem saberes tradicionais 6c4y6x

Duas oficinas realizadas em maio pela Ecoa, no âmbito do projeto “Despertando o Viver no Cerrado:

Estudo: poluição tóxica de incêndios florestais atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo 1i3k1o

Via ClimaInfo. Populações de países onde as condições de vida são mais precárias e há menos

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!