//////

Programa Oásis – ‘Semeando’ abelhas e colhendo sustentabilidade 1r4c2w

3 minutos de leitura

Por Luana Campos (Ecoa) 3e3l4e

Colheita: Mel puro, orgânico e saudável, produzido em áreas ainda livres dos efeitos dos pesticidas. Assim é o mel produzido pelas famílias envolvidas no Programa Oásis de Conservação de Polinizadores, como as produtoras da comunidade São Francisco, localizada a 140 km do município de Corumbá, e do Assentamento Bandeirantes, localizado no município de Miranda. De novembro a janeiro deste ano, foram colhidos quilos e quilos de méis, resultantes de um grande trabalho de fortalecimento e proteção das abelhas, através do combate ao uso do fogo, de pesticidas e também do desmatamento, ameaças à sobrevivência dos enxames.

O valor do mel: Toda a produção é pautada por valores que conferem a unicidade do mel – o valor social, o econômico e o ambiental. Social porque é produzido por famílias pantaneiras e de assentamentos rurais. Econômico porque confere ingresso a renda, conjunto as atividades que já desempenham e, principalmente, para os pescadores/as produtores/as. Isto porque, a renda advinda do mel, durante o período de maior dificuldade do ano, o defeso – quando a pesca é proibida – estes/as pescadores/as, ficam em média 4 meses do ano sem receber o seguro defeso. Além disso, o valor ambiental, porque a produção de mel sustentável é um indutor de mudanças de hábitos dentro das propriedades e de seu entorno para uso dos recursos naturais, e ajuda na proteção de abelhas e outros polinizadores.

Produção: Esta é uma das frentes do Programa Oásis, que tem a conservação de polinizadores como objetivo central. A produção realizada por famílias do Pantanal, de assentamentos rurais e também de fazendas, com assistência técnica da Ecoa, através do Programa, é ecologicamente adequada. A proteção das espécies é o pilar central para promoção de uso sustentável dos recursos e geração de alternativa de renda.

 

Projeto ECCOS: Oásis é também uma das ações do Projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas e Sustentáveis), que tem apoio da União Europeia, para a conservação de polinizadores e o combate às queimadas, entre outras ações como a formação de brigadistas e mapeamento do uso de recursos naturais.

Ecoa 37h3q

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).