/

Presidente da Ecoa participa de evento internacional sobre incêndios florestais 2gx53

3 minutos de leitura

André Luiz Siqueira, diretor presidente da Ecoa, participou da “Oficina Internacional de Governança de Fogo”, evento que aconteceu na Costa Rica entre os dias 4 e 9 de setembro. No evento, nosso diretor presidente apresentou o trabalho feito com as brigadas comunitárias no Pantanal e Cerrado. 4x255n

Além disso, também foi exibido o documentário “Depois do Fogo”, dos cineastas Marco Carvalho e Marcelo D’Ávila, filmado na Área de Proteção Ambiental Baía Negra, no Pantanal de Ladário (MS). O filme retrata a experiência dos moradores diante dos incêndios que, em 2020, destruíram quase 60% do território da APA.

A iniciativa é promovida pelo Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE) e a Rede latino-americana de Bosques Modelo. As ações também contam com apoio do Fundo Florestal Canadense. O evento contou com a participação de 35 representantes de Bosques modelos em diversos países da América Latina e Espanha. No Brasil, são cinco bosques modelos e, entre eles, está a Paisagem Modelo Pantanal, onde a Ecoa atua.  

Entre as atividades desenvolvida no evento, houveram palestras expositivas das experiências em cada região, atividades em campo, diálogos com líderes de governança local e mesas redondas para identificar métodos de intervenção para prevenção e combate a incêndios.

A Costa Rica é considerada uma referência mundial na recuperação de paisagens e manejo do fogo. Nos anos 70, o país sofreu com a falta de água devido à conversão de grandes áreas para desenvolvimento da pecuária. A partir disso, o Governo do país implementou uma série de iniciativas para recuperação da paisagem, manejo do fogo e desenvolvimento agrícola sustentável. Com tais ações, foi possível reverter a falta de água assim como os problemas sociais, econômicos e ambientais decorrentes.

Bosque Modelo 704y5s

Os Bosques Modelo são processos sociais, inclusivos e participativos que procuram o desenvolvimento sustentável de um território. A partir disso, contribuem para alcançar objetivos como redução da pobreza, mudanças climáticas, luta contra a desertificação e metas de sustentabilidade.

Os princípios que orientam sua implementação são o associativismo, a gestão da paisagem, o compromisso com a sustentabilidade, a governança, o planejamento de médio e longo prazo e o intercâmbio de conhecimentos, construção de capacidades e trabalho em rede.

 

Confira mais fotos do evento: 

 

Alíria Aristides 5h1i38

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).