/

Portaria ministerial proíbe plantio de cana no Pantanal 316h1l

2 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 25/11/09 6k445r

O Zoneamento Agricola de Risco Climático do Ministério da Agricultura para o cultivo da cana em Mato Grosso do Sul foi publicado no Diário Oficial da União no dia 24 de novembro, proibindo a plantação de cana-de-açúcar e instalação de usinas de álcool dentro da Bacia do Alto Paraguai (BAP).

[saiba_mais] A portaria ministerial relaciona os municípios do Estado indicados para plantio com finalidade artesanal e industrial. O zoneamento, elaborado pelo Departamento de Gestão de Risco Rural, da Secretaria de Políticas Agrícolas, visa diminuir os riscos de perdas em função do clima. Para cada município é indicada a melhor época de plantio, resultando da análise de séries climáticas históricas e das exigências da cultura. Ele também é usado pelos bancos  como orientação de concessão de crédito e contratação de seguro das lavouras.

A portaria 303, de 23 de novembro de 2009, da Coordenação-Geral de Zoneamento Agropecuário, estabeleceu que para o plantio de novas áreas destinadas à produção de etanol e açúcar deve-se observar o disposto no zoneamento agroecológico aprovado pelo Decreto 6.961, de 17 de setembro de 2009, cuja listagem não contempla a Amazônia, o Pantanal e a Bacia do Alto Paraguai, terras indígenas, remanescentes florestais, ou áreas de proteção ambiental. 

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

A Ecoa manifesta total solidariedade à ministra do Meio Ambiente Marina Silva diante das agressões de senadores na Comissão de Infraestrutura do Senado, à qual foi convidada a tratar da criação de áreas de conservação na região Norte. Marina deixou a sessão após ser alvo de declarações de senadores consideradas machistas e ofensivas. 1j4p16

As onças no Pantanal e as crises hídrico-climáticas 302w28

Alcides Faria Biólogo e diretor da Ecoa. Revisado por Fernanda Cano e André Siqueira.   –

Fumaça de incêndios invade casas, e proteção global custaria bilhões 1w334o

Mesmo dentro de casa, a fumaça tóxica de incêndios florestais pode ser perigosa. Um estudo publicado

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 5pm20

Legalidade de licenças para megadesmates no Pantanal Sul pode ser avaliada em breve no STJ; Ministério

André Nunes, diretor da Ecoa, representa o Pantanal em Fórum Global no Canadá – Conheça os destaques! 252t

O diretor da Ecoa André Nunes e Luciana Vicente (coordenadores da Paisagem Modelo Pantanal) estão representando