‘E nós aqui embaixo?’, um podcast sobre povos enraizados no Pantanal 556p41

3 minutos de leitura
Na seca dos últimos anos, em alguns trechos do rio Paraguai era possível atravessar a pé (Créditos: Alíria Aristides)

Conheça o podcast ‘E nós aqui embaixo?’, série que apresenta problemas socioambientais vividos por moradores de quatro comunidades tradicionais do Pantanal, assim como o papel das mesmas na proteção da biodiversidade local. O produto foi desenvolvido pela jornalista recém-formada Alíria Aristides como trabalho de conclusão do curso (TCC) de Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). e4z4c

Cada um dos episódios é dedicado a uma comunidade diferente localizada no Mato Grosso do Sul: Porto da Manga, Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, Porto Esperança e Antônio Maria Coelho. 

A narrativa se apoia em relatos cedidos por ribeirinhos(as), agroextrativistas, pescadores(as), piloteiros e isqueiras. Ao longo dos episódios, são abordadas questões como a estiagem prolongada que atinge a região pantaneira, os incêndios dos últimos três anos, as percepções diante das mudanças climáticas, a exploração predatória na região, os impactos para o modo de vida tradicional e a relação próxima que essas comunidades possuem com o Pantanal.

O trabalho teve orientação da Prof. Dra. Katarini Miguel, que possui experiência em jornalismo científico e ambiental, desenvolve pesquisas de gênero e já orientou outros TCCs sobre mulheres do Cerrado e Pantanal.

e aqui o podcast completo.

 

Capítulo 1: Frutos Secos
Sinopse: Começamos nossa viagem por Porto da Manga, uma comunidade ribeirinha que sobrevive da pesca, coleta de iscas e do turismo. Neste episódio, Mara, Zezé e Eliene relatam as mudanças no cotidiano da comunidade causadas pela seca e os incêndios, impactos vividos em especial pelas mulheres.

 

Capítulo 2: Folhas em Chamas
Chegamos na comunidade ribeirinha da APA Baía Negra. Em 2020, seus moradores aram por um pesadelo envolto em chamas. Neste episódio, Lourdes, Júlia e Zilda relembram os momentos de terror que aram com os incêndios que devastaram o Pantanal em 2020.

 

Capítulo 3: Raízes Profundas
Desembarcamos em Porto Esperança, uma comunidade na beira do Rio Paraguai. Em uma primeira olhada, você pode até pensar que aquele é um lugar tranquilo, mas os moradores dali convivem com o medo diário de serem expulsos. Jorgina, Natalina e Amarildo relatam a luta travada pelos ribeirinhos para defender seu território de gente muito poderosa.

 

Capítulo 4: Sementes de Resistência
Chegamos ao ponto final da nossa viagem: Antônio Maria Coelho. Aqui, os moradores convivem com mudanças profundas causadas pela exploração do local. Dona Edil e Seu Edevaldo falam sobre seus medos, desafios e também sobre a batalha para preservar seu modo de vida e o próprio Pantanal.

Alíria Aristides 5h1i38

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).