Ecoa cobra equipe de transição para evitar nova tragédia no Pantanal 141k4p

2 minutos de leitura
Incêndio na região da Serra do Amolar, Pantanal (Foto: André Zumak)

Por Michael Esquer, O Eco 193y3j

Um documento elaborado pela ONG Ecoa (Ecologia e Ação) pediu que a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tome medidas urgentes durante a sua gestão em relação aos incêndios registrados no Pantanal. A manifestação cita a inação do atual governo e solicita que a equipe de Lula identifique se a gestão Bolsonaro elaborou um plano de combate a incêndios para o bioma.

“Os estímulos do atual governo ao desmatamento e a não fiscalização por um lado e, por outro, a falta de recursos para áreas essenciais de prevenção e o combate direto, particularmente aqueles destinados ao Prevfogo/Ibama”, comenta o documento sobre a causa dos incêndios catastróficos registrados em 2020 e 2021 no Pantanal. A ONG, que atua há mais de 30 anos pela preservação do bioma, também associa o cenário à uma “crise climática aguda”.

Leia o documento na íntegra aqui. 6o3h71

A organização justifica que o pedido é feito por temer que a tragédia  se repita no Pantanal. “As informações que estamos recebendo neste final de ano, através de membros das redes que participamos e avaliações de nossos técnicos de campo, mostram a possibilidade de repetição dos incêndios de anos anteriores, dado que a planície está muito seca mesmo agora, ‘tempo das águas’ ”, diz trecho do documento.

A Ecoa pede também a identificação dos recursos previstos para o combate a incêndios em 2023 pelos órgãos competentes. E, a depender das informações encontradas pela equipe de transição, o documento propõe o debate e a elaboração de um novo Plano Emergencial, que comece logo após a posse. A manifestação foi enviada, nesta segunda-feira (28), a Pedro Ivo, ex-assessor especial do Ministério do Meio Ambiente e integrante da equipe de transição da área ambiental de Lula.

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

As onças no Pantanal e as crises hídrico-climáticas 302w28

Alcides Faria Biólogo e diretor da Ecoa. Revisado por Fernanda Cano e André Siqueira.   –

Fumaça de incêndios invade casas, e proteção global custaria bilhões 1w334o

Mesmo dentro de casa, a fumaça tóxica de incêndios florestais pode ser perigosa. Um estudo publicado

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 5pm20

Legalidade de licenças para megadesmates no Pantanal Sul pode ser avaliada em breve no STJ; Ministério

André Nunes, diretor da Ecoa, representa o Pantanal em Fórum Global no Canadá – Conheça os destaques! 252t

O diretor da Ecoa André Nunes e Luciana Vicente (coordenadores da Paisagem Modelo Pantanal) estão representando

“Foi um prazer conhecer tantas histórias de dedicação que essas mulheres tem com o Cerrado. A maioria das inscritas estava plenamente apta a participar desse programa, o que tornou mais difícil a seleção (…). Por isso, trabalhamos também pelo aumento de vagas disponíveis para receber mais mulheres nessa jornada que se inicia a partir de agora e que esperamos que seja o semear de um Cerrado mais forte, mais equitativo e justo para as mulheres pelo Cerrado”. – Nathalia Ziolkowski, presidenta da Ecoa, sobre a divulgação das selecionadas para o Curso de Formação de Mulheres Líderes do Cerrado 666249

“A publicação deste resultado é uma grande alegria e sua divulgação hoje deriva do trabalho intenso