/////

Oásis para as abelhas – proteção às polinizadoras 692y1t

5 minutos de leitura

Por Iasmim Amiden (Ecoa – Ecologia e Ação) Iasmim é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e coordena o Programa Oásis de proteção aos polinizadores, da Ecoa 6k6843

 

 

Texto originalmente publicado em 2017.

 

– Na Europa, especificamente no terraço do Instituto de Estudos Jurídicos Avançados (IALS para a sigla em inglês), foram construídos apiários para conservação de abelhas e também para produção de mel.

– “Urban oasis”, ou oásis urbano em português, foi o termo utilizado pela BBC quando veiculou a notícia sobre o projeto, que faz parte de um programa de sustentabilidade da Universidade de Londres.

– Sem mesmo conhecer este projeto, a Ecoa denominou Oásis para seu programa de proteção aos polinizadores, a economia e a sociedade, partindo da ideia de que o Pantanal possa ser um oásis a essa conservação.

– Nas regiões mais selvagens, o baixo uso de agrotóxicos e também de desmatamento, é o que favorece. Afinal, estes são os principais fatores que causam danos aos polinizadores.

– Coincidência um tanto interessante – oásis vem significando muito a conservação, principalmente, das abelhas.

 

Camilla Goddard, responsável pelo projeto em Londres (Foto: Divulgação/Capital Bee)
Camilla Goddard, responsável pelo projeto em Londres (Foto: Divulgação/Capital Bee)

A professora responsável pelo projeto do apiário em Londres, Camilla Goddard, é diretora da Capital Bee, criada em resposta ao atual declínio de colônias de abelhas na Grã-Bretanha. Este projeto trabalha com a proteção de abelhas e produção intensiva de mel, sendo vendido inclusive para muitos cafés da Europa, resultando em uma alternativa bastante rentável.

Parece novidade, mas o oásis urbano já é praticado há um tempo pelos europeus, que instalam apiários em terraços de grandes construções nas cidades devido à proximidade com grandes parques de conservação, portanto, com a variedade de plantas e flores para polinização.

Não só a Universidade de Londres, mas outras instituições começaram a construir apiários em terraços. O ótimo preço em que são vendidos os potes de mel é o maior estímulo para que isso continue a acontecer. Além disso, a conservação das abelhas e também o exercício prático dos alunos, que podem aplicar pesquisas científicas em prol da proteção das polinizadoras.

Urban oasis - Apiários em terraços londrinos (Foto: Divulgação/Capital Bee)
Urban oasis – Apiários em terraços londrinos (Foto: Divulgação/Capital Bee)

E por que essa não é uma prática adotada no Brasil? Bem, primeiro porque as cidades não são muito arborizadas, desfavorecendo a polinização. Também é proibida por lei a criação de abelhas gênero Apis em ambientes urbanos, particularmente, as abelhas-africanizadas, devido ser muito defensiva.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) reconhece o valor da meliponicultura para a economia local e regional e a importância da polinização efetuada pelas abelhas silvestres nativas na estabilidade dos ecossistemas e dispõe a lei que disciplina a proteção das polinizadoras.

E com o seu declínio por todo o mundo, inclusive no Brasil, onde o estado com maior produção de mel, Rio Grande do Sul, perde milhares de abelhas a cada ano com o uso de agrotóxicos, cresceu o interesse em criar espaços para que as espécies polinizadoras prosperem.

O Pantanal, em suas regiões mais selvagens, pode ser um oásis para a proteção de polinizadores sob risco de extinção.

Ecoa 37h3q

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).