No Assentamento Bandeirantes, em Nioaque (MS), as mulheres da APAB — Associação de Produtores do Assentamento Bandeirantes — seguem firmes no trabalho com as abelhas. 54s5y
Em vídeo recebido pela Ecoa, as apicultoras celebram o dia de manejo nos apiários, detalhando o processo de revisão das colmeias: troca de quadros, adição de cera nova e preparo para a próxima colheita de mel. “Aqui não é fácil não (…), tem que ser puro cerne”, diz uma delas ao fundo, resumindo a intensidade e o compromisso com a atividade.
A apicultura tem sido uma importante estratégia de conservação da biodiversidade, geração de renda e autonomia para essas mulheres, com destaque para a produção do mel de aroeira — variedade valorizada por sua cor âmbar escuro e surpreendentes propriedades medicinais.
Leia também: Mel de aroeira: propriedades, origem e diferenciais y6bh
Ver essa foto no Instagram
Mulheres da CerraPan produzindo e conservando 41l66
A APAB integra a CerraPan (Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal), rede criada em 2015 com apoio da Ecoa, que tem por objetivo fortalecer a articulação coletiva de mulheres, que trabalham com os produtos da sociobiodiversidade e processos de manejos artesanais e sustentáveis.