//

Mapa inédito mostra uso dos recursos naturais por comunidades e grupos que formam o Corredor Extrativista Pantanal-Cerrado z4e18

3 minutos de leitura

O Mapa elaborado pela Ecoa é resultado de anos de mapeamento participativo impulsionado pelo projeto transfronteiriço Eccos (Ecoregiões Conectadas e Conservadas Sustentáveis),de coordenação na porção brasileira pela Ecoa, que possui apoio financeiro da União Europeia. O material interativo reúne dados inéditos sobre o uso dos recursos naturais por comunidades e grupos que formam o Corredor Extrativista Pantanal-Cerrado. 1e241z

 

No mapa, é possível ar informações sobre 11 comunidades e grupos espalhados por estes territórios, suas cadeias produtivas, atividades econômicas como a pesca, coleta de iscas e o extrativismo de frutos nativos.

Além disso, são identificadas as comunidades que fazem parte da Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal, visto que boa parte das cadeias produtivas são lideradas pelas associações de mulheres locais.

A coleta de dados para elaboração do mapa é realizada desde 2018, através do Projeto Eccos. Um dos destaques das informações disponibilizadas é a potencialidade em biodiversidade do extrativismo sustentável.

Com tecnologia e ferramentas de cartografia, o produto desse trabalho consegue delinear a ocupação do território e é possível, a partir do mapa, aprofundar estudos sobre esses territórios pensando como os grupos se relacionam entre si e com a conservação do território.

Os dados científicos gerados também podem servir para a elaboração de políticas públicas e, ainda, consolidar importantes processos históricos como o ordenamento de seus territórios, identidade e manutenção dos meios de vidas das comunidades tradicionais do Pantanal.

Ciência Cidadã – As identificações que embasaram a elaboração do mapa são feitas com auxílio da ferramenta Ciência Cidadã, um aplicativo para celular chamado Sapelli, desenvolvido pelo Dr. Rafael Chiaravalloti, diretor científico da Ecoa, na University College London, e adaptado para o mapeamento e monitoramento dos recursos naturais no Pantanal e Cerrado.

Clique aqui para ver o mapa ampliado.

Luiza p3m1

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).