//

Livro reúne informações sobre polinizadores da América do Sul 2u4x4i

2 minutos de leitura
Foto: Cleberson Bervian

Via Agência FAPESP b1b2m

Capa do livro

Já está disponível para gratuito o livro Ciência cidadã e polinizadores da América do Sul, organizado pelos professores Natalia Pirani Ghilardi-Lopes, da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Eduardo Zattara, da Universidad Nacional del Comahue (Argentina).

A obra está vinculada a um Projeto Temático financiado pela FAPESP e coordenado pelo professor Antônio Mauro Saraiva, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

“O Projeto Temático foi fundamental para a realização do livro, ao possibilitar a interação entre os organizadores e os 60 autores dos capítulos, sendo 52 cientistas acadêmicos e oito cientistas cidadãos, uma colaboração internacional entre Argentina, Brasil, Chile e Reino Unido”, conta Ghilardi-Lopes para a Agência FAPESP.

Os capítulos apresentam conhecimentos científicos e tradicionais sobre polinizadores e experiências exitosas de projetos de ciência cidadã conduzidas na América do Sul com foco nessa biodiversidade. Também trazem informações básicas e relevantes sobre a diversidade dos principais grupos taxonômicos de polinizadores e aspectos ecológicos, como suas relações com as plantas.

A obra está dividida em três seções. Na primeira é tratado o conceito de serviço ecossistêmico, formas de se trabalhar os ambientes urbanos para que sejam mais amigáveis aos polinizadores e a presença de espécies que não são naturais dos países sul-americanos e os problemas ecológicos que elas podem acarretar.

“Na segunda seção, são apresentados os grupos principais de organismos polinizadores que existem na América do Sul e as características que podemos utilizar para reconhecer esses grupos. Na terceira e última seção, o leitor poderá entender melhor como fazer para tornar-se um cientista cidadão ou uma cientista cidadã e são dados exemplos de projetos atualmente em andamento e com os quais se pode colaborar”, complementa a professora.

Para ar o material clique aqui. 4z6mx

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

As onças no Pantanal e as crises hídrico-climáticas 302w28

Alcides Faria Biólogo e diretor da Ecoa. Revisado por Fernanda Cano e André Siqueira.   –

Fumaça de incêndios invade casas, e proteção global custaria bilhões 1w334o

Mesmo dentro de casa, a fumaça tóxica de incêndios florestais pode ser perigosa. Um estudo publicado

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 5pm20

Legalidade de licenças para megadesmates no Pantanal Sul pode ser avaliada em breve no STJ; Ministério

André Nunes, diretor da Ecoa, representa o Pantanal em Fórum Global no Canadá – Conheça os destaques! 252t

O diretor da Ecoa André Nunes e Luciana Vicente (coordenadores da Paisagem Modelo Pantanal) estão representando

“Foi um prazer conhecer tantas histórias de dedicação que essas mulheres tem com o Cerrado. A maioria das inscritas estava plenamente apta a participar desse programa, o que tornou mais difícil a seleção (…). Por isso, trabalhamos também pelo aumento de vagas disponíveis para receber mais mulheres nessa jornada que se inicia a partir de agora e que esperamos que seja o semear de um Cerrado mais forte, mais equitativo e justo para as mulheres pelo Cerrado”. – Nathalia Ziolkowski, presidenta da Ecoa, sobre a divulgação das selecionadas para o Curso de Formação de Mulheres Líderes do Cerrado 666249

“A publicação deste resultado é uma grande alegria e sua divulgação hoje deriva do trabalho intenso