//

Incêndios de grandes proporções devastaram mais de 150 mil hectares em nascentes no divisor entre Bacia do Alto Paraguai e Bacia do Rio Amazonas no Mato Grosso 2d316h

3 minutos de leitura

• A Bacia do Alto Paraguai é onde está o Pantanal. 4f30h

As áreas devastadas pelo fogo estão espalhadas em 6 municípios diferentes do Mato Grosso (Vale de São Domingos, Conquista D’Oeste, Pontes e Lacerda, Barra dos Bugres, Reserva do Cabaçal e Araputanga). Por meio de monitoramento online no FIRMS (Fire Information for Resource Management System) da NASA, foram detectadas três áreas de ignição que juntas devastaram cerca 156.500 hectares.

1° ponto de ignição detectado: iniciou no município Vale de São Domingos no dia 19 de julho de 2024. Esse incêndio se estendeu até as nascentes que abastecem o rio Guaporé, importante afluente do rio Madeira, pertencente à Bacia do Rio Amazonas.

Figura 1. Focos de calor detectados.
Figura 2. Imagens do satélite Sentinel-2 do antes (07/07/24) e depois (22/07/24) do local apontado como ponto de ignição 1.

2° ponto de ignição detectado: iniciou no município Conquista D’Oeste no dia 28 de julho de 2024 e ou para o município de Pontes e Lacerda. Próximo a esse ponto de ignição existem nascentes do rio Juruena, importante afluente do rio Tapajós, também pertencente à Bacia do Rio Amazonas.

Figura 3. Imagem do satélite Sentinel-2 antes da área ser queimada (27/07/24) e imagem dos focos de calor no local apontado como ponto de ignição 2.
Figura 4. Imagens do satélite Sentinel-2 do avanço do fogo.

3° ponto de ignição detectado: iniciou no município Barra dos Bugres no dia 06 de agosto de 2024, se estendeu para os municípios de Reserva do Cabaçal, Araputanga e Vale de São Domingos, encontrando a primeira área queimada. Esse incêndio atingiu as nascentes do Rio Jauru e do Rio Cabaçal, que abastecem o rio Paraguai, e consequentemente, a planície pantaneira. Por meio da imagem de satélite, foi possível detectar o exato ponto de ignição desse incêndio desastroso.

Figura 5. Focos de calor iniciais detectados.
Figura 6, Imagem do satélite Sentinel-2 antes (07/07/24) e do ponto exato da ignição (06/08/24).

Abaixo está uma visão geral dos 156.500 hectares devastados pelo fogo, a partir desses 3 pontos de ignição mencionados:

 

 

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

A Ecoa manifesta total solidariedade à ministra do Meio Ambiente Marina Silva diante das agressões de senadores na Comissão de Infraestrutura do Senado, à qual foi convidada a tratar da criação de áreas de conservação na região Norte. Marina deixou a sessão após ser alvo de declarações de senadores consideradas machistas e ofensivas. 1j4p16

As onças no Pantanal e as crises hídrico-climáticas 302w28

Alcides Faria Biólogo e diretor da Ecoa. Revisado por Fernanda Cano e André Siqueira.   –

Fumaça de incêndios invade casas, e proteção global custaria bilhões 1w334o

Mesmo dentro de casa, a fumaça tóxica de incêndios florestais pode ser perigosa. Um estudo publicado

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 5pm20

Legalidade de licenças para megadesmates no Pantanal Sul pode ser avaliada em breve no STJ; Ministério

André Nunes, diretor da Ecoa, representa o Pantanal em Fórum Global no Canadá – Conheça os destaques! 252t

O diretor da Ecoa André Nunes e Luciana Vicente (coordenadores da Paisagem Modelo Pantanal) estão representando