//

Hidrovia Paraná Paraguai aos pedaços? 592n5m

3 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 11/08/09 3b3h1s

Ecoa enviará ofício ao Ibama solicitando informações sobre o processo de licenciamento para a obra apresentada na matéria abaixo e tema será parte da agenda com Ministério do Meio Ambiente.


Canal para transpor a ponte ferroviária, com grau acentuado de inclinação, exige manobras arriscadas e dispendiosas dos comboios. O novo canal projetado ficará perpendicular à ponte, diminuindo, sensivelmente, os riscos de colisão nos pilares.

Técnicos do Ibama realizaram inspeção no trecho do Rio Paraguai conhecido como o do Jacaré, junto à ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra, com a finalidade de subsidiar o termo de referência que norteará os estudos ambientais para futura intervenção no local, a ser executada pela Ahipar (istração da Hidrovia do Paraguai). O engenheiro Samuel Van Der Laan, chefe do Núcleo de Obras e Melhoramentos da Ahipar, reuniu-se recentemente com o Ibama, em Brasília, para tratar do termo de referência. A Ahipar aguarda o licenciamento ambiental para dragar o trecho, visando o alinhamento do canal do rio em relação ao vão central da ponte. O projeto está incluído no PAC (Programa deAceleração do Crescimento).

O atual canal para transpor a ponte, com grau acentuado de inclinação,exige manobras arriscadas e dispendiosas dos comboios, que são desmembrados por medidas de segurança. “A vistoria do Ibama constatou in loco o elevado risco de abalroamento das estruturas da ponte”,explicou Samuel Van Der Laan.

Segurança

As intervenções são necessárias, segundo o engenheiro, para garantir melhores condições de segurança e de navegabilidade na hidrovia. O novo canal projetado ficará perpendicular à ponte, diminuindo,sensivelmente, os riscos de colisão nos pilares e manobras radicais para controlar as embarcações na transposição.

A retificação é uma aspiração de longa data da Ahipar, que já concluiu os levantamentos batimétricos no o do Jacaré, atendendo também reivindicação dos usuários da via. A agem dos comboios pela ponte sem desmembrar as barcaças reduzirá o tempo das viagens aos portos platinos e, consequentemente, o custo do transporte.

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).