6s1qz
Fuerte Olimpo é hoje uma pequena cidade paraguaia localizada na margem direita do rio Paraguai, nos limites entre o Chaco e o Pantanal. Sua distância de Asunción, a capital do país, é de 480 quilômetros.
No centro de Fuerte Olimpo existem 3 morros – os “Tres Hermanos”. No do meio um caminho com 535 degraus a por 10 estações de interpretação ambiental. Na parte superior está um mirador que leva os sentidos pela imensidão do Pantanal e também os olhos a alcançar o contorno longínquo da bela Serra da Bodoquena limitando a grande planície.
No alto de outro morro está a catedral de Maria Auxiliadora, construída com pedras da própria cidade. Transmite uma ideia de elegância com suas torres e as reminiscências de edificações medievais. Os sinos, trazidos da Itália, quando dobram levam os visitantes a percepções de tempos idos e as guerras que por ali aram.
Uma visão especial desde uma das torres da igreja é a do Chaco e seu mar de carandás.

Como chegar
A partir do Paraguai pode-se chegar por via terrestre através rodovia Transchaco, a qual tem trechos de terra.
Pelo Brasil o meio mais fácil é contratando um barco em Porto Murtinho (MS) – uma viagem com duração de cerca de 2 horas. Os barcos de pesca circulam regularmente na região. Outra meio são os pequenos aviões para aterrisagem no campo de pouso existente na cidade.
A história
Construído em 1792 como Fuerte Borbon em homenagem aos reis da Espanha à época, seu objetivo original foi a defesa frente aos bandeirantes portugueses. A denominação foi mudada em 1.823 para Fuerte Olimpo com os tempos de libertação pela América Latina e rompimento com a Coroa espanhola. O nome “Olimpo” viria da similaridade com o monte Olimpo da Grécia Clássica.