////////

Frutos do Pantanal e Cerrado são destaque em Congresso Internacional de Nutrição Funcional 474l5z

4 minutos de leitura
Produtos da CerraPan tiveram retorno positivo do público

Com sabores peculiares e potencialidades nutricionais que superam muitos dos alimentos convencionais produzidos na atualidade, os frutos nativos ganham cada vez mais espaço na mesa de consumidores do Brasil e do mundo. Neste sentido, a Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal – CerraPan vem se fortalecendo e saboreando as conquistas do trabalho de beneficiamento de frutos como a laranjinha de pacu (Pouteria sp.), bocaiuva (Acrocomia sp.) e baru (Dipteryx sp.). 6r6a1e

De 13 a 15 de setembro, em São Paulo, a CerraPan marcou presença no XIV Congresso Internacional de Nutrição Funcional, evento de referência no país, por onde aram aproximadamente 5 mil pessoas por dia. A interação entre os biomas brasileiros foi a novidade na edição deste ano, que convidou a CerraPan para representar o bioma Pantanal. A CerraPan é composta por cinco associações das cidades de Corumbá, Miranda e Nioaque que desenvolvem produtos como a geleia de laranjinha de pacu, farinha de bocaiuva e castanha de baru, que podem ser diretamente consumidos ou transformados em deliciosas receitas.

Nathália Ziolkowski, socióloga e pesquisadora na Ecoa, conta que antes de serem apresentados ao público amostras de frutos in natura de bocaiuva, baru e jaracatiá – e seus derivados – foram enviados a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde suas potencialidades funcionais foram analisadas pela pesquisadora Gilberti Hubscher. As informações foram divulgadas durante o evento, atraindo a atenção do público para o stand da Rede. “Foi surpreendente o resultado da bocaiuva. Ela tem um valor antioxidante e anti-inflamatório altíssimo e isso deu visibilidade aos produtos que levamos da CerraPan”. No segundo dia, parte das mercadorias levadas para comercialização já estavam esgotadas demonstrando a aceitação do público.

Além de atrair a atenção de nutricionistas, os produtos da CerraPan despertaram a curiosidade de chefes de cozinha, donos de restaurantes e comerciantes de produtos alimentícios do país todo que visitaram a tenda do Pantanal.

Seja pela ideia de uma alimentação mais saudável, pautada pelos valores nutricionais, livres de agrotóxicos, ou pela conservação da natureza e valorização do trabalho coletivo, esses frutos agregam conquistas muito especiais da CerraPan como a valorização de conhecimentos tradicionais associados, bem como o fortalecimento das mulheres que cada vez mais somam na renda familiar e ganham espaços representativos dentro de suas comunidades.

 

A atividade integra o Projeto Corredor Miranda-Bodoquena – Preenchendo lacunas socioambientais, apoiado pelo CEPF/IEB e ECCOS – Conectando Paisajes en el Bosque Seco Chiquitano, el Cerrado y el Pantanal de Bolívia y Brasil para la Sostenibilidad del Desarrollo Productivo, la Conservación de sus valores ambientales y la Adaptación al Cambio Climático, com apoio da União Europeia.

 

 

luanacamposPor Luana Campos (Ecoa)
Luana é graduada em Jornalismo (UFMS) e mestre em Divulgação Científica e Cultural (Unicamp)

 

Ecoa 37h3q

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).