////////

Incêndios Florestais – Ecoa e Prevfogo realizam Curso de Formação de Brigadas Comunitárias na APA Baía Negra 504m6w

5 minutos de leitura
Foto: Victor Hugo Sanches

Por Mylena Fraiha (ECOA) 6j3w37

Texto originalmente publicado em 19 de junho de 2019.

Curso de Formação de Brigadas Comunitárias: A Ecoa e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do IBAMA, realizaram o Curso de Formação de Brigadas Comunitárias, na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, localizada no município de Ladário (MS), entre os dias 5 e 9 de junho. A iniciativa teve como objetivo capacitar, apoiar e implementar boas práticas de manejo do fogo em comunidades campesinas e indígenas do Pantanal e Cerrado. O curso é parte do projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis).

Foto: Victor Hugo Sanches

Queimada Mata: As queimadas no Pantanal são um problema crônico. Desde 2003, a Ecoa promove a campanha permanente “Queimada Mata”, com o objetivo de informar sobre os perigos das queimadas, urbanas e rurais, além de outros prejuízos que podem trazer à economia, ao meio ambiente e à saúde das populações. Como relembra a isqueira e moradora da Comunidade do Porto da Manga, na Estrada Parque Pantanal, Elizete Soares Garcia, a queimada de 2014 atrapalhou o trabalho da população local: “A queimada era tão forte que a fumaça cobriu todo o rio. Estávamos navegando para trabalharmos e quase batemos num chata estacionada na margem, devido a fumaça”. A partir de 2006, a formação de brigadas comunitárias na região do Pantanal ou a fazer parte da iniciativa de combate às queimadas.

Foto: Victor Hugo Sanches

Troca de experiência: Ao todo, o curso teve a participação de 26 voluntários, 23 homens e 3 mulheres. Os novos brigadistas vieram da APA Baía Negra, Assentamento 72 de Ladário, Comunidade da Barra de São Lourenço, região da Serra do Amolar e Comunidade do São Francisco, Terena da aldeia Brejão em Nioaque/MS, Assentamentos Andalucia e Boa Esperança, de Nioaque. O curso também teve a presença de seis participantes da Bolívia, das regiões de Tucabaca, Santa Cruz la Vieja, San José de Chiquitos e Roboré. O curso contou com a participação de Frank Frias, chefe de proteção UN-APM Tucabaca; Carlos Pinto, gerente do projeto ECCOS pela Fundación Amigos de la Naturaleza (FAN); Erwin Padilla, representante da Unidad Forestal Gobierno Municipal de San José de Chiquitos; e Márcio Yule, coordenador do Prevfogo.

Formação: O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas. A partir desta ação, foram formados quatro esquadrões: Esquadrão da APA da Baía Negra, em consonância com seu plano de manejo; Esquadrão indígena (Aldeia Brejão – índios terena); Esquadrão do Assentamento Andalucia; por fim, o Esquadrão Borda Oeste do Pantanal (São Francisco e Barra do São Lourenço).

Polinizadores: Em sintonia com o Programa Oásis, o curso de brigadistas também traz resultados positivos para a conservação dos polinizadores no Pantanal. Além de ensinar a combater incêndios, o curso buscou provocar mudanças no uso do fogo por parte dos brigadistas, que aprenderam sobre os impactos negativos das queimadas na saúde das abelhas e de outros polinizadores. Exemplo disso, é a utilização de fogo na coleta de mel pelos “meleiros”, que destrói as colmeias.

O Curso de Formação de Brigadas Comunitárias é uma iniciativa da Ecoa – Ecologia e Ação, realizada por meio do projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), com financiamento da União Europeia. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), DIRENA – Gobierno Autónomo Departamental de Santa Cruz, Fundación Amigos de la Naturaleza (FAN) e Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF-IEB) foram parceiros da Ecoa na execução do curso.

Ecoa 37h3q

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).