////////

Evento da ZICOSUR reúne representantes de governos e pesquisadores do Paraguai, Chile, Bolívia, Argentina e Brasil qlm

5 minutos de leitura
I Encontro de Tecnologias de Impacto ambientel e IV Encontro de Áreas Protegidas (Foto: Iasmim Amiden)

6s1qz

Por Iasmim Amiden (Ecoa – Ecologia e Ação)
Iasmim é jornalista e coordena o Programa Oásis de Conservação de Polinizadores, da Ecoa

 

Encontros da ZICOSUR – Mais de 200 participantes, entre representantes de governos, pesquisadores e técnicos do Paraguai, Chile, Bolívia, Argentina e Brasil, alguns destes membros da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (ZICOSUR), estiveram presentes no I Encontro de Tecnologias de Impacto Ambiental e IV Encontro de Áreas Protegidas. Ambos realizados entre os dias 7 e 8 de novembro em San Miguel de Tucumán, Argentina, e promovidos pela Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas da ZICOSUR, presidida pelo Governo Departamental de Santa Cruz, Bolívia (GADSC).

ECCOS – Entre os grandes destaques dos encontros, quatro apresentações foram de iniciativas desenvolvidas no âmbito do Projeto ECCOS, expostas por:

– Governo Departamental Autônomo de Santa Cruz (GADSC) – Apresentação de Juan Carlos Añez, diretor de Áreas Protegidas do GADSC, que falou sobre gestão territorial de unidades de conservação;

– Fundación para la Conservación del Bosque Chiquitano (FCBC) – Julio Cesar Salinas, diretor técnico da FCBC, tratou de ordenamento e planificação territorial;

– Asociación para la Conservación de la Biodiversidad y el Desarrollo Sostenible (SAVIA) – Fredy Galo Rivero, que tratou da importância das ações de projetos com iniciativa transfronteiriça;

– E ECOA – as unidades de conservação no Pantanal foram destaque na fala do diretor presidente André Luiz Siqueira. Entre outras, foi apresentada a proposta de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Barra do São Lourenço, comunidade tradicional localizada na região da Serra do Amolar – área de fronteira entre os estados de MS, MT e o país vizinho, a Bolívia. Além disso, frente ao debate sobre gestão transfronteiriça, André ressaltou a importância da participação da sociedade civil organizada nos processos de incidência política, alinhada a investigação científica.

Unidades de conservação no Pantanal e proposta de criação de RDS da Barra do São Lourenço são destaques em apresentação feita em Tucumán, Argentina (Foto: Iasmim Amiden)
Unidades de conservação no Pantanal e proposta de criação de RDS da Barra do São Lourenço são destaques em apresentação feita em Tucumán, Argentina (Foto: Iasmim Amiden)

Mesas de debate – Além das apresentações, foram compostas mesas de debate como espaços de intercâmbio e de discussão. Da troca de informações entre os membros da ZICOSUR e outras organizações presentes, entre elas IUCN, ProYungas, WWF-Bolívia, etc., foram discutidas formas de impulsionar estratégias transfronteiriças de gestão territorial e avançar na conformação de uma rede articulada de áreas protegidas no âmbito da ZICOSUR.

Sobre o Projeto ECCOS – Ecorregiões, Conectadas, Conservadas e Sustentáveis (ECCOS) é um dos 5 projetos apoiados pela União Europeia no âmbito do Programa “Conservación, uso sostenible y buen gobierno de la biodiversidad en cuatro biomas vulnerables en el centro de América del Sur: Bosque Chiquitano, Chaco, Cerrado y Pantanal”, que se deu por meio da Comissão de Meio Ambiente da ZICOSUR. Entre os objetivos, prevê a criação de uma identidade de fronteira e a sinergia com outros projetos, para dar base às ações concretas e fortalecer, inclusive, acordos e tratados firmados entre os países na esfera ambiental.

Sobre a ZICOSUR – A Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (ZICOSUR) tem origem em 1997 e é integrada por 46 governos regionais do Chile, província da Argentina, todos os departamentos da Bolívia, exceto La Paz, assim como Estados do Brasil (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina), todos os departamentos da República do Paraguai e os departamentos do sul do Peru. É, atualmente, presidida pelo Governo da Província de Tucumán.

Ecoa 37h3q

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).