//////

Empréstimo de US$ 100 milhões: Áreas fronteiriças da Bacia do Rio da Prata terão mais oportunidades econômicas 5z3a15

4 minutos de leitura

Via IADB 4q1d1w

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou um empréstimo de US$ 100 milhões ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA) para potencializar a integração econômica e social nessa região hidrográfica, que é compartilhada por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

A operação visa a reduzir assimetrias de integração e de desenvolvimento nas áreas fronteiriças da bacia e, em particular, no Corredor das Missões Jesuíticas e seus diversos circuitos como marco geográfico de integração e eixo de intervenção.

O programa financiará investimentos multissetoriais de alto impacto e valor local, e permitirá a potencialização de oportunidades econômicas, sociais e culturais. Serão financiados projetos de integração regional em turismo, infraestrutura de conectividade, desenvolvimento de cidades fronteiriças, desenvolvimento institucional e governança, entre outros.

Com os recursos do BID, o FONPLATA oferecerá sub-empréstimos aos países da bacia para projetos elegíveis que contribuam para os objetivos de integração regional, e que gerem benefícios para duas ou mais nações.

Esta operação pode ser replicada em outros eixos de integração associados a temas econômicos, sociais e culturais que unam os países em suas áreas fronteiriças. Para isso, o programa é estruturado no âmbito do Mecanismo de Financiamento Flexível (FFF) do BID e complementa diversas iniciativas de integração regional que são apoiadas no Cone Sul.

A parceria entre o BID e o FONPLATA começou nos anos 80. Além do apoio direto do BID para o fortalecimento do FONPLATA ao início de suas atividades, as instituições desenvolveram nos últimos anos operações conjuntas em vários dos países membros do FONPLATA em integração, infraestrutura, assim como melhoria de cidades e bacias.

Sobre o FONPLATA

O FONPLATA é um organismo com personalidade jurídica internacional criado em 1974 por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Sua missão é apoiar a integração dos países membros para alcançar um desenvolvimento harmônico e inclusivo nas áreas geográficas de influência da Bacia do Prata e entre elas, com especial foco no financiamento de projetos de dimensão média e pequena que complementem os esforços de outras agências de desenvolvimento nacionais e regionais.

Sobre o BID

Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria estratégica sobre políticas, assistência técnica e capacitação para clientes públicos e privados em toda a região.

Ecoa 37h3q

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

As onças no Pantanal e as crises hídrico-climáticas 302w28

Alcides Faria Biólogo e diretor da Ecoa. Revisado por Fernanda Cano e André Siqueira.   –

Fumaça de incêndios invade casas, e proteção global custaria bilhões 1w334o

Mesmo dentro de casa, a fumaça tóxica de incêndios florestais pode ser perigosa. Um estudo publicado

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 5pm20

Legalidade de licenças para megadesmates no Pantanal Sul pode ser avaliada em breve no STJ; Ministério

André Nunes, diretor da Ecoa, representa o Pantanal em Fórum Global no Canadá – Conheça os destaques! 252t

O diretor da Ecoa André Nunes e Luciana Vicente (coordenadores da Paisagem Modelo Pantanal) estão representando

“Foi um prazer conhecer tantas histórias de dedicação que essas mulheres tem com o Cerrado. A maioria das inscritas estava plenamente apta a participar desse programa, o que tornou mais difícil a seleção (…). Por isso, trabalhamos também pelo aumento de vagas disponíveis para receber mais mulheres nessa jornada que se inicia a partir de agora e que esperamos que seja o semear de um Cerrado mais forte, mais equitativo e justo para as mulheres pelo Cerrado”. – Nathalia Ziolkowski, presidenta da Ecoa, sobre a divulgação das selecionadas para o Curso de Formação de Mulheres Líderes do Cerrado 666249

“A publicação deste resultado é uma grande alegria e sua divulgação hoje deriva do trabalho intenso