//

Eleições 2022 e a Amazônia – Destaques GT Infra b512e

4 minutos de leitura

O GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil. 1v3h4g

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT:

 

Eleições 2022 e a Amazônia

A NPR News, rede de mídias dos EUA que alcança semanalmente 53 milhões de pessoas em todas as plataformas, destacou os resultados do primeiro turno das eleições no Brasil e as implicações do pleito sobre o futuro da Amazônia. A reportagem destacou o desmonte das instituições ambientais e o quanto isso impulsionou a destruição do bioma nos últimos quatro anos. Ouça a reportagem na rádio NPR News ou leia a reportagem!

Em artigo, publicado no site do Instituto Socioambiental, Márcio Santilli analisa o provável aumento da polarização do debate sobre meio ambiente e povos indígenas no Legislativo a partir dos resultados do 1º turno das eleições, destacando, entre outros pontos, a eleição de uma bancada indígena. Leia aqui.

 

Produção de ouro com indícios de ilegalidade aumenta 25% em um ano

Em 2021, o Brasil registrou 52,8 toneladas de ouro com graves indícios de ilegalidade, o que equivale a 54% da produção nacional. O montante é 25% maior do que o verificado em 2020, como mostra o levantamento realizado pelo Instituto Escolhas, divulgado nesta quinta-feira (06/10). A análise usou como base dados da Agência Nacional de Mineração e da Coleção 7 do projeto MapBiomas, lançado no mês ado. Apresentado em formato onepage, o levantamento do Escolhas traz um detalhamento sobre as origens do ouro com indícios de ilegalidade, sendo que a maior fatia corresponde ao ouro que veio de áreas onde há indícios de extração para além dos limites permitidos.

 

Plataforma inédita apresenta políticas públicas de agricultura urbana em todo país

A produção de alimentos em espaços urbanos tem emergido como estratégia fundamental para garantir a segurança alimentar da população, aliada à geração de emprego e renda. No Brasil, existem diversas experiências de políticas públicas voltadas para a agricultura urbana, mas as informações não estavam disponíveis e concentradas em um único local, até agora. A partir desta quinta-feira (06/10), toda a sociedade e, em especial, os gestores públicos de todo o país podem ar a plataforma Políticas Públicas de Agricultura Urbana que traz 100 iniciativas voltadas para o fortalecimento da agricultura urbana, desenvolvidas por governos municipais. A ferramenta online é uma iniciativa inédita, idealizada pelo Instituto Escolhas. O vídeo explica.

 

Brasil deve integrar frente comum de florestas na COP27

O governo da  República Democrática do Congo anunciou esta semana que está trabalhando junto com Brasil e Indonésia em uma frente comum para levar propostas para proteger suas florestas tropicais nas negociações da COP27. A Folha deu mais detalhes.

 

 

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).