Ecoa coordena plantio de 6 mil mudas em Nioaque e Miranda (Mato Grosso do Sul) 6b3t5h

1 min de leitura

A Ecoa, com apoio e financiamento do projeto Eccos, coordenou, à distância, uma ação de plantio de 6 mil mudas nativas do Cerrado e do Pantanal, nos municípios de Nioaque e Miranda (Mato Grosso do Sul). 2n3o6j

O projeto de recuperação de áreas degradadas teve início em 2016, quando 15 áreas degradadas foram cercadas. Desde então, as áreas vêm sendo monitoradas por moradores locais através da ferramenta “Sapelli” e da abordagem do Ciência Cidadã, um aplicativo de celular que permite que qualquer pessoa colabore no mapeamento e monitoramento dos recursos naturais.

O plantio das mudas aconteceu de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021. Elas foram plantadas em um total de 5 hectares. As áreas escolhidas são áreas com histórico de degradação (especialmente decorrente da atividade da pecuária) e são áreas estratégicas pela presença de nascentes.

Para estar de acordo com as recomendações de segurança da Organização Mundial da Saúde frente à pandemia do novo coronavírus, a Ecoa optou por coordenar o projeto à distância e, para isso, contou com a parceria fundamental dos moradores dos assentamentos.

As 6 mil mudas foram devidamente plantadas. A maioria delas conseguiu se estabelecer no solo e, dessa forma, contribuir para o restabelecimento das características da vegetação próximas às originais antes das perturbações das atividades humanas.

Luiza p3m1

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

As onças no Pantanal e as crises hídrico-climáticas 302w28

Alcides Faria Biólogo e diretor da Ecoa. Revisado por Fernanda Cano e André Siqueira.   –

Fumaça de incêndios invade casas, e proteção global custaria bilhões 1w334o

Mesmo dentro de casa, a fumaça tóxica de incêndios florestais pode ser perigosa. Um estudo publicado

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 5pm20

Legalidade de licenças para megadesmates no Pantanal Sul pode ser avaliada em breve no STJ; Ministério

André Nunes, diretor da Ecoa, representa o Pantanal em Fórum Global no Canadá – Conheça os destaques! 252t

O diretor da Ecoa André Nunes e Luciana Vicente (coordenadores da Paisagem Modelo Pantanal) estão representando

“Foi um prazer conhecer tantas histórias de dedicação que essas mulheres tem com o Cerrado. A maioria das inscritas estava plenamente apta a participar desse programa, o que tornou mais difícil a seleção (…). Por isso, trabalhamos também pelo aumento de vagas disponíveis para receber mais mulheres nessa jornada que se inicia a partir de agora e que esperamos que seja o semear de um Cerrado mais forte, mais equitativo e justo para as mulheres pelo Cerrado”. – Nathalia Ziolkowski, presidenta da Ecoa, sobre a divulgação das selecionadas para o Curso de Formação de Mulheres Líderes do Cerrado 666249

“A publicação deste resultado é uma grande alegria e sua divulgação hoje deriva do trabalho intenso