///

Curso – Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades 6i6k6w

4 minutos de leitura
1

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) oferece o curso Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades por meio de seu espaço na plataforma digital edX, fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O curso massivo (MOOC, na sigla em inglês) é o primeiro da plataforma em português. 223i62

Atualmente, mais de 80% da população na América Latina e no Caribe vive em zonas urbanas, com estimativas de que esta proporção seja de 90% até 2050. A crescente urbanização apresenta desafios importantes para os mais de 15 mil municípios na região, exigindo que enfrentem as demandas de novos empregos, serviços urbanos, escolas, transporte, moradia e segurança de modo consistente e planejado.

Nesse sentido, o curso oferece as capacidades para istrar o desenvolvimento sustentável das cidades, por meio do domínio de conceitos, procedimentos e atitudes das principais áreas de competência da cidade e da ferramenta da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) do BID, permitindo desenvolver habilidades e construir estratégias inovadoras.

Nas seis semanas do curso, os estudantes vão refletir sobre a importância de se adotar uma perspectiva multissetorial, compreendendo a relação e interdependência entre os principais desafios e as possíveis soluções para enfrentá-los:

– Desafio econômico fiscal: gestão de finanças subnacionais e o desenvolvimento produtivo;
– Desafio urbano: planejamento urbano e organização territorial, transporte e espaços públicos;
– Desafio ambiental: mudança climática, gestão de resíduos, gestão da água e qualidade do ar;
– Desafio institucional e de governabilidade: acompanhamento, monitoramento e avaliação, participação e segurança cidadã.

Em todos os temas serão utilizados estratégias e recursos de última geração, vídeos com mais de 30 especialistas brasileiros e internacionais em português, atividades de conhecimento, exemplos de experiências na região, fóruns de discussão, bibliografia atualizada e casos variados acompanhados de exercícios práticos e empíricos. Em breve será oferecido também o curso sobre Alianças Público-Privadas em português, que vem sendo muito procurado na região, com participantes do setor público, privado e academia.

BID e edX

Desde 2014 o BID se associou à plataforma edX, empresa sem fins lucrativos de aprendizagem on-line fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que oferece cursos on line de mais de 40 universidades. O BID foi a primeira organização especializada na América Latina e no Caribe a criar cursos através da plataforma e também é o responsável pelo seu primeiro curso em português.

O que: MOOC Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Data de abertura do curso: 03 de novembro

Custo: Gratuito

Duração: 6 semanas

Inscreva-se aqui

Dúvidas: [email protected]

thaiany 4x293j

1 Comment 2g6o5g

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

A Ecoa manifesta total solidariedade à ministra do Meio Ambiente Marina Silva diante das agressões de senadores na Comissão de Infraestrutura do Senado, à qual foi convidada a tratar da criação de áreas de conservação na região Norte. Marina deixou a sessão após ser alvo de declarações de senadores consideradas machistas e ofensivas. 1j4p16

As onças no Pantanal e as crises hídrico-climáticas 302w28

Alcides Faria Biólogo e diretor da Ecoa. Revisado por Fernanda Cano e André Siqueira.   –

Fumaça de incêndios invade casas, e proteção global custaria bilhões 1w334o

Mesmo dentro de casa, a fumaça tóxica de incêndios florestais pode ser perigosa. Um estudo publicado

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 5pm20

Legalidade de licenças para megadesmates no Pantanal Sul pode ser avaliada em breve no STJ; Ministério

André Nunes, diretor da Ecoa, representa o Pantanal em Fórum Global no Canadá – Conheça os destaques! 252t

O diretor da Ecoa André Nunes e Luciana Vicente (coordenadores da Paisagem Modelo Pantanal) estão representando