///////

Ecoa em campo: curso de apicultura é realizado com comunidades do Pantanal 2a335r

4 minutos de leitura

Por Ethieny Karen (Ecoa – Ecologia e Ação) Ethieny é estagiária da Ecoa e graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) 2p6i6p

 

 

Ribeirinhos recebem capacitação para manejo adequado de colmeias (Foto: Mira Manfroi)
Ribeirinhos recebem capacitação para manejo adequado de colmeias (Foto: Ademir Almeida)

No dia 18 de outubro, foi realizado um curso de apicultura na comunidade da Barra do São Lourenço, localizada a 220 quilômetros do município de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Foi ministrado pelo consultor da Ecoa, Ademir Almeida, e teve como objetivo promover a formação profissional de famílias ribeirinhas e estimular a produção de mel na região, principalmente como uma alternativa de renda para a comunidade. Esta capacitação também foi feita com a comunidade da Barra do São Francisco e será realizada no dia quatro de dezembro, no Paraguai Mirim.

As principais atividades de subsistência desempenhadas pelas famílias são a coleta de iscas vivas e a pesca. O extrativismo de mel já era praticado em períodos de seca e o curso ofereceu capacitação para o manejo adequado das colmeias e a dinâmica da produção, que demanda boas práticas – segurança e cuidado com as polinizadoras, como o combate ao fogo para retirada de mel.

A apicultura é uma atividade rentável e, no Pantanal, é favorecida com a florada durante todo o ano, que fornece néctar para as abelhas e garante grandes quantidades de produção. Além disso, é uma atividade sustentável que ajuda a preservação de polinizadores, ameaçados pelos agrotóxicos em todo o mundo, os chamados neonicotinóides.

Durante o curso, que é resultado de uma sinergia entre as agendas Clima e Proteção de Polinizadores, da Ecoa, também foram ensinadas noções básicas sobre as abelhas, os equipamentos necessários para a apicultura, condições para construção de apiário, manejo, identificações das espécies, entre outros. Para a realização da capacitação, a Ecoa tem o apoio do Fundo de Defesa de Diretos Difusos (FDD) – Ministério da Justiça e Segurança Pública / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON (Convênio nº 817381/2015). Na mesma semana da capacitação, foi feita a revisão dos apiários já instalados em outras comunidades do Pantanal, resultado do programa Oásis da Ecoa.

A cartilha “Capacitação de boas práticas em comunidades ribeirinhas sobre a cadeia produtiva do mel”, elaborada pelos consultores do projeto “Prevenção, Mitigação e Adaptação para comunidades pantaneiras frente aos eventos climáticos extremos”, da Ecoa, foi levada para as famílias ribeirinhas que participaram do curso de apicultura e está disponível abaixo para leitura e :

Ethieny 354r1y

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).