CerraPan participa do 13° Festival América do Sul Pantanal (#FASP2016) 6a5114

3 minutos de leitura

Da redação 6w2u2s

CerraPan2

A CerraPan – Produtos do Cerrado e Pantanal, está participando desde o dia 11.11 do 13° Festival América do Sul Pantanal, que está acontecendo em Corumbá-MS expondo e comercializando alguns de seus produtos.

A CerraPan é uma Rede de Associações que tem por objetivo melhorar a cadeia produtiva, fortalecendo o trabalho coletivo e a capacidade de processamento dos frutos nativos, com respeito à biodiversidade e a sazonalidade da produção.  Os principais frutos processados são laranjinha-de-pacu (Pouteria sp); bocaiuva (Acrocomia sp); e baru (Dipteryx sp).

No stand do Pantanal Criativo, estão sendo comercializados os seguintes produtos: geleias de bocaiuva e laranjinha-de-pacu, além das farinhas, pães e biscoitos derivados de bocaiuva. E já podemos dizer que está sendo um sucesso de vendas! Um dia antes de terminar o #FASP2016 todos os produtos já haviam sido vendidos. Hoje (14/11), o último dia do festival, as mulheres da Rede estão produzindo novos produtos para reabastecer o espaço e mesmo atender as demandas recebidas dos consumidores que estiveram no festival ontem.De acordo com a consultora Vanessa Spacki, os produtos regionais e de qualidade são a marca da CerraPan, e este grande sucesso no Festival América do Sul (#FASP2016), abre novas possibilidades de mercado e de divulgação. Tendo claro que os produtos apresentados pela CerraPan no “Pantanal Criativo” são produtos nutritivos e funcionais que brincam com as memórias de infância dos Pantaneiros e com a curiosidade dos visitantes.

Ainda no FASP2016, mais precisamente no evento paralelo “Festival Gastronômico Sabores das Américas” (#Fegasa2016), o chef Paulo Machado utilizou a farinha de bocaiuva para compor o prato principal que foi apresentado aula show que aconteceu dia 11 sexta-feira.  Paulo Machado é um dos grandes incentivadores dos produtos regionais, e inclusive elogiou os produtos da CerraPan.

whatsapp-image-2016-11-14-at-11-27-26-1

Para Nathália Eberhardt, também consultora da CerraPan, a participação da Rede no Festival América do Sul é uma constatação sobre o que já observavam durante o tempo de realização do projeto, o potencial de organização das mulheres extrativistas. A habilidade de produzir de maneira sustentável, o conhecimento sobre o meio e sobre as espécies de frutos nativos, a capacidade de desenvolverem seus produtos coletivamente e a oportunidade de contar com apoios técnicos para seus aprimoramentos, através do projeto Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal, permitiram chegar a essa conquista que é a participação em um evento internacional e que para a ECOA demonstra o êxito da CerraPan.

CerraPan4whatsapp-image-2016-11-14-at-11-27-21-1

Veja também: As geleias produzidas pela CerraPan na comunidade de Maria Coelho. 

 

Ecoa 37h3q

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

As onças no Pantanal e as crises hídrico-climáticas 302w28

Alcides Faria Biólogo e diretor da Ecoa. Revisado por Fernanda Cano e André Siqueira.   –

Fumaça de incêndios invade casas, e proteção global custaria bilhões 1w334o

Mesmo dentro de casa, a fumaça tóxica de incêndios florestais pode ser perigosa. Um estudo publicado

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 5pm20

Legalidade de licenças para megadesmates no Pantanal Sul pode ser avaliada em breve no STJ; Ministério

André Nunes, diretor da Ecoa, representa o Pantanal em Fórum Global no Canadá – Conheça os destaques! 252t

O diretor da Ecoa André Nunes e Luciana Vicente (coordenadores da Paisagem Modelo Pantanal) estão representando

“Foi um prazer conhecer tantas histórias de dedicação que essas mulheres tem com o Cerrado. A maioria das inscritas estava plenamente apta a participar desse programa, o que tornou mais difícil a seleção (…). Por isso, trabalhamos também pelo aumento de vagas disponíveis para receber mais mulheres nessa jornada que se inicia a partir de agora e que esperamos que seja o semear de um Cerrado mais forte, mais equitativo e justo para as mulheres pelo Cerrado”. – Nathalia Ziolkowski, presidenta da Ecoa, sobre a divulgação das selecionadas para o Curso de Formação de Mulheres Líderes do Cerrado 666249

“A publicação deste resultado é uma grande alegria e sua divulgação hoje deriva do trabalho intenso