//

APA Baía Negra: um modelo de proteção contra o fogo 3nl5r

6 minutos de leitura
APA Baía Negra em novembro de 2024. Foto: Fernanda Cano/Acervo Ecoa.
  • Unidade de conservação não foi atingida pelo fogo em 2024;
  • A área foi protegida contra os incêndios graças a estratégias e ações desenvolvidas em conjunto pela Brigada Comunitária, o Ibama/Prevfogo, a Ecoa e o Corpo de Bombeiros.

Em 2020, ano que marcou o Pantanal com um recorde de incêndios que consumiram cerca de 30% do bioma, a Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra teve quase 50% de sua área queimada, o que levou a Ecoa, o Prevfogo e a comunidade local a prepararem metodologias apropriadas que resultaram na situação favorável de agora. 484u64

Este ano, um conjunto de ações foi realizado para proteger o local. As estratégias foram executadas em conjunto pela Brigada Comunitária, o Ibama/Prevfogo, a Ecoa e o Corpo de Bombeiros. A Área de Proteção Ambiental Baía Negra foi protegida contra os incêndios. Vale o registro de que no Pantanal, mais de 2 milhões de hectares foram devorados pelo fogo. Participou ativamente das ações de proteção também a Marinha do Brasil.

O trabalho preventivo e educativo começou em julho, articulado por Vergínia Paz, líder da brigada da APA Baía Negra, e apoiado pelo Ministério Público do Trabalho. Graças a esse trabalho, vários focos iniciais foram contidos, como em setembro deste ano quando ela detectou focos de fogo em dois locais na beira da estrada que leva à região e rapidamente acionou o Corpo de Bombeiros e o Ibama/Prevfogo, que prontamente atenderam a solicitação e ajudaram a evitar que as chamas consumissem a Unidade de Conservação. Na resposta imediata, figuras como Márcio Yule, coordenador do Prevfogo Ibama em Mato Grosso do Sul e Thainan Bornato, coordenadora substituta do Prevfogo Ibama em MS foram fundamentais.

Depois de atravessar o rio Paraguai, o fogo foi contido antes de chegar à APA (Imagem: Fernanda Cano/Acervo Ecoa)
Márcio Yule, coordenador do Prevfogo/IBAMA no Mato Grosso do Sul. (Foto: Victor Hugo Sanches).

Outro ponto crucial foi a abertura de estradas para facilitar o caminho para o combate. Segundo Márcio Yule, a Marinha do Brasil também auxiliou na melhoria do o em uma área de adestramento próxima à APA, criando um o que serviu como aceiro para prevenir contra o fogo.
“O trabalho de proteção da [APA] Baía Negra no ano 2024 foi extremamente exitoso. Foi um trabalho integrado com as brigadas comunitárias ali da área, que foram formadas em anos anteriores”, destaca Márcio.

Ele também ressalta a integração entre as brigadas para a proteção do Pantanal. “A Brigada da comunidade, junto com a nossa Brigada, já realiza o trabalho ali de prevenção e de combate há muito tempo. Essa parceria tem mostrado ser fundamental para o sucesso da proteção da APA Baía Negra, já que é uma Unidade de Conservação municipal, uma área de extremo interesse ecológico e socioambiental. É uma comunidade que conta com uma população tradicional, que mora ali na região há muito tempo”.

A brigada comunitária da APA manteve-se em alerta para apagar focos iniciais de fogo e orientar a população local e conscientizar a respeito do risco de incêndios florestais. A atuação integrada garantiu que as ações fossem amplas e eficazes.

Vergínia Paz, líder da brigada e presidente da associação de mulheres da APA, reforça a importância do trabalho em rede: “A gente teve um trabalho conjunto com a Ecoa, então fizemos o monitoramento nas estradas, orientando, conversando sobre o fogo. Graças a Deus esse ano a gente ficou livre do fogo, não tivemos focos de fogo aqui dentro”.

Vergínia Paz, chefe da Brigada Comunitária da APA Baía Negra. Imagem: Talita Oliveira/ Acervo Ecoa

O caso da APA Baía Negra demonstra que, com monitoramento constante, ações educativas e a participação ativa da comunidade, é possível evitar parte dos incêndios florestais no Pantanal.

A Unidade de Conservação está localizada na Paisagem Modelo Pantanal, uma área estratégica de 76.000 hectares para a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade do bioma. Além da APA, a Paisagem como um todo foi protegida contra o fogo, incluindo assentamentos rurais, fazendas e comunidades tradicionais.

 

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).