/

Alemanha promete € 4 bilhões anuais em ajuda para salva o clima 542o4

3 minutos de leitura

Com alta incidência de irradiação solar, o Brasil tem potencial para alavancar setor de energia 6k5d20

Fernanda Viviani, para o Procel Info

O Brasil é um país privilegiado quando se trata de energia solar, já que possui um índice de irradiação muito alto, durante todas as estações do ano, em suas cinco regiões. Somente em Santa Catarina, ela é 30% maior que a média da Alemanha. O que mais tem se ouvido dizer no setor ultimamente é que “chegou a vez” da energia solar no Brasil. Esta é a opinião difundida por investidores, fabricantes de equipamentos, geradoras de energia, e foi dita inclusive pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

No cenário global, com tantas preocupações em torno das mudanças climáticas e do meio ambiente, a tendência é a busca por novas fontes de energia que possam atender as demandas de consumo, de forma não poluente e sustentável. O Brasil possui um ambiente propício para todas as fontes energéticas, bom potencial para as já consolidadas, bem como as que alternativas que despontam no cenário de médio e longo prazo. No caso de fontes fotovoltaicas, o mercado brasileiro é extremamente promissor, pois dispõe de grande parte do silício, matéria prima essencial para produção das células fotovoltaicas. Para Rodrigo Sauaia, diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), os benefícos da energia fotovoltaica são inúmeros, principalmente por se tratar de uma fonte limpa e sustentável, além da abundância do sol em todo o país.

O potencial brasileiro em produzir energia solar e eólica, por exemplo, já é um grande impulso para que o mercado nacional comece a abrir diálogos, discussões e encontros para a utilização dessas fontes de energia. Chegou a hora do governo, sociedade e iniciativa privada adotarem ainda mais medidas de eficiência energética e potencializarem novas formas de gerar energia. Um estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) apontou que o Brasil ainda segue entre os dez países que mais investem em energia limpa. A China foi uma das maiores investidoras em energia renovável no ano ado, com um recorde de US$ 83 bilhões, aumento de quase 40% em relação a 2013. O documento diz ainda que o mercado, em 2014, foi dominado por investimentos recordes em energia solar e eólica.

thaiany 4x293j

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Mulheres do Cerrado: Oficinas de plantas medicinais fortalecem saberes tradicionais 6c4y6x

Duas oficinas realizadas em maio pela Ecoa, no âmbito do projeto “Despertando o Viver no Cerrado:

Estudo: poluição tóxica de incêndios florestais atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo 1i3k1o

Via ClimaInfo. Populações de países onde as condições de vida são mais precárias e há menos

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!