////

Rios do Pantanal: Bacia Hidrográfica do Rio Jauru 15216

4 minutos de leitura
rio Jauru

Localização: A Bacia Hidrográfica do Rio Jauru tem 15. 845 km² e está localizada no sudoeste do estado de Mato Grosso. Suas nascentes se encontram na região da Chapada dos Parecis e da Serra Santa Bárbara, percorrendo áreas de diferentes compartimentos litológicos e topográficos (Galdino et al., 2003). l6j3b

Uma das regiões de nascente do Rio Jauru (Foto: Plugnews/Divulgação)

Municípios: Os municípios abrangidos pela bacia são Tangará da Serra, Cáceres, Reserva do Cabaçal, Porto Esperidião, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’oeste, Jauru, Figueirópolis D’oeste, Glória D’oste e Indiavaí (Marostega et al., 2014). 

Economia no rio Jauru: Durante a colonização da região, as famílias utilizaram a terra para diversas atividades primárias. Atualmente, a área ocupada para uso agropecuário corresponde a mais da metade do território da bacia e, observa-se, também, em municípios ligados por rodovias, um fluxo de saída de matérias-primas como madeiras, grãos, leite e minérios. As atividades econômicas de maior expressão na região são a criação de gado bovino de corte e leiteiro, lavouras de cana-de-açúcar, soja e de subsistência, processamento de leite (laticínios) e carne (frigoríficos), produção de álcool e exploração de madeira de florestas implantadas. A industrialização, na totalidade, ainda é incipiente e o setor terciário (comércio e prestação de serviços) atende em parte as necessidades da população (Marostega, 2014). 

Outros pontos relevantes: O Rio Jauru apresenta seis empreendimentos hidroenergéticos em sua região. Seus impactos abrangem desde a perda de terra para as populações tradicionais à falta de peixe, gerando também instabilidade na renda, já que a pesca é a principal fonte geradora de renda na região (Ecoa, 2018). 

(Foto de capa: Rose Mary Araújo)

A publicação faz parte de um levantamento sobre as sub-bacias da BAP para a formação de um Mapa Interativo.

Visualizar mapa na tela inteira

Este levantamento foi realizado por Nathália Rocha. Nathália é graduada em Ciências Biológicas (UFMS) e Mestranda em Ecologia e Conservação (UFMS). Atuou como pesquisadora na Ecoa entre 2019 – 2020 no Programa Oásis de Conservação de Polinizadores e na Agenda de Infraestrutura e Energia.


Referências – rio Jauru: 

ECOA – Ecologia e Ação. 2011. Cenários Pantaneiros: Hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai. Campo Grande, MS. 

Galdino, S., Risso, A., Soriano, B. M. A., Vieira, L. M., Padovani, C. R., Pott, A. & Almeida, N. D. 2003. Perdas de solo na Bacia do Alto Taquari. 

Marostega, G.B. 2014. Características físicas, ocupação territorial, atividades econômicas e indicadores hidrológicos da Bacia Hidrográfica do Rio.Marostega, G. B., de Souza, C. A., & Pereira, M. A. 2014. Indicadores Hidrológicos da Bacia Hidrográfica do Rio Jauru.

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Estudo: poluição tóxica de incêndios florestais atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo 1i3k1o

Via ClimaInfo. Populações de países onde as condições de vida são mais precárias e há menos

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre