/

Abelhas sem ferrão: na Amazônia, FAO investe na capacitação de mulheres na atividade 312o1m

3 minutos de leitura
Foto: Ronaldo Rosa/FAO

O Brasil abriga mais de 250 das 600 espécies de abelhas sem ferrão conhecidas. Além de essenciais para a produção de alimentos, elas podem representar uma alternativa de renda em comunidades rurais. 223y3a

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) vem desenvolvendo capacitações sobre a meliponicultora. A primeira de forma presencial foi realizada em Paragominas (PA), na Amazônia Oriental, com foco nas mulheres.

O trabalho é alinhado à Iniciativa Internacional para os Polinizadores, que tem o objetivo de promover medidas para manter os polinizadores que influenciam em 90% das plantas silvestres e 75% das culturas agrícolas no mundo.

A FAO oferece cursos online como Abelhas sem ferrão: uma introdução à meliponicultura e Abelhas da América Latina: uma introdução à sua identificação taxonômica”.

Programa Oásis 63b28

A Ecoa desenvolve o Programa Oásis, que visa a proteção dos polinizadores em diferentes nichos, incluindo cidades. Os projetos e ações do Programa compreendem pesquisas; a educação com relação às diferentes espécies e seu papel nos ambientes; os riscos do uso de pesticidas na cidade e no meio rural; a contenção de desmatamentos; a formação de brigadistas contra queimadas e a produção apícola e de abelhas nativas sem ferrão em regiões livres de agrotóxicos, dentre outras medidas. Os efeitos das mudanças climáticas localmente também devem ser analisados.

As ações para proteção devem ocorrer com o envolvimento de comunidades rurais, produtores/as de mel, proprietários/as de terras e outros grupos, incluindo cidadãos/ãs urbanos/as. Uma das ferramentas para desenvolver os diferentes processos necessários para a proteção é a metodologia Ciência Cidadã. Em essência, as medidas são associadas para a salvaguarda prioritariamente de regiões que possam servir de verdadeiros Oásis para a proteção das espécies, principalmente em áreas não desmatadas e sem uso de agrotóxicos. Em outras regiões, o Programa de proteção pode ser desenvolvido com planos específicos para suas características.

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).