/

Povos originários e suas percepções sobre Mudanças Climáticas e Justiça Social w102y

2 minutos de leitura

  2x3w2e

Seminário de mudanças climáticas

 

Entre os dias 09 e 12 de agosto de 2016, em Campo Grande – MS, ocorreu o Seminário Regional Centro Oeste sobre Mudanças Climáticas e Justiça Social, onde estiveram presentes aproximadamente 50 pessoas representando os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás além do Distrito Federal. Devemos destacar a presença de representantes das etnias Guarani Kaowiá, Kinikinawa, Terena, Manoki estiveram presentes, assim como Quilombolas e assentados rurais.

A ECOA foi convidada a participar trazendo toda a bagagem dos seus 27 anos de trabalhos com comunidades pantaneiras. Vanessa Spacki, consultora do projeto “Prevenção, Mitigação e Adaptação para comunidades pantaneiras frente aos eventos climáticos extremos”, participou do encontro trazendo informações sobre a realidade identificada junto as comunidades pantaneiras.

Durante estes 3 dias de discussões vários pontos puderam ser destacados, em especial que todos grupos representados constataram grandes alterações ambientais em suas respectivas regiões e que os impactos são reais estão por toda parte. Relatos demonstram desde a elevação das temperaturas e a diminuição das chuvas, com impacto direto nos cultivos em pequena escala que afetam diretamente os grupos mais vulneráveis. Além disso, também destacaram as influencias antrópicas, atenção para o desmatamento (vinculado ao agronegócio) e às represas de pequenas e grandes centrais hidrelétricas.

WhatsApp Image 2016-08-11 at 10.35.13

 

WhatsApp Image 2016-08-10 at 09.03.10

 

Propostas apontadas pelos grupos participantes do Seminário incluem: acabar com o desmatamento ilegal e promover a restauração florestal; garantia de o à terra aos povos originários; promover Sistemas Agroflorestais; valorizar o conhecimento tradicional; investir em novas frentes energéticas, e, mitigar o impacto já sentido pelas comunidades atingidas pelas represas (PCHs e UHEs); entre outras.

Próximo o: organização do “Encontro Nacional sobre Mudanças Climáticas e Justiça Social” que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de outubro em Brasília.

e os dados que foram apresentados no seminário.

 

Atividades do Seminário,
Atividades do Seminário,

Ecoa 37h3q

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

A Ecoa manifesta total solidariedade à ministra do Meio Ambiente Marina Silva diante das agressões de senadores na Comissão de Infraestrutura do Senado, à qual foi convidada a tratar da criação de áreas de conservação na região Norte. Marina deixou a sessão após ser alvo de declarações de senadores consideradas machistas e ofensivas. 1j4p16

As onças no Pantanal e as crises hídrico-climáticas 302w28

Alcides Faria Biólogo e diretor da Ecoa. Revisado por Fernanda Cano e André Siqueira.   –

Fumaça de incêndios invade casas, e proteção global custaria bilhões 1w334o

Mesmo dentro de casa, a fumaça tóxica de incêndios florestais pode ser perigosa. Um estudo publicado

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 5pm20

Legalidade de licenças para megadesmates no Pantanal Sul pode ser avaliada em breve no STJ; Ministério

André Nunes, diretor da Ecoa, representa o Pantanal em Fórum Global no Canadá – Conheça os destaques! 252t

O diretor da Ecoa André Nunes e Luciana Vicente (coordenadores da Paisagem Modelo Pantanal) estão representando