/

Freteiras: a essência da conectividade e sustentabilidade no Pantanal 6k1w5t

3 minutos de leitura
Foto: Alíria Aristides / Arquivo Ecoa

As freteiras do Pantanal precisam de apoio público para pequenos ancoradouros e mesmo de pequenas dragagens em tempos de seca para garantir seu trabalho. x2d2r

As freteiras são embarcações que garantem a comunicação entre diversas localidades ao longo do rio Paraguai e parte do São Lourenço. São de porte médio, de fundo chato que transportam pessoas e mercadorias diversas como alimentos, combustível, ração para animais, sal para gado, material de construção. Também é o meio de transporte para o gado e para pessoas das mais remotas regiões do Pantanal.

Usina solar na base da Ecoa, na Serra do Amolar.

Formam comboios que podem transportar entre 25 e 80 toneladas. Normalmente o transporta entre 12 e 40 pessoas e até 200 cabeças de gado. Parte das cargas vão nos chamados “porões”. Por tudo isso têm relevância social e econômica e são de extrema importância para o dia a dia das comunidades ribeirinhas. É por meio das freteiras que ribeirinhos se deslocam no Pantanal e recebem mercadorias. As embarcações também possuem papel de destaque na economia local pelo serviço que prestam aos pecuaristas e por criarem oportunidades de trabalho.

A Ecoa utiliza com frequência freteiras para o envio de mercadorias para comunidades. Foi graças a elas que foi possível instalar 3 usinas solares, construir casas adaptadas na Barra do rio São Lourenço e levar os materiais para a construção da base da Ecoa no Porto Amolar. São essenciais, inclusive, para transportar equipamentos e combustíveis para as ações de combate a incêndios.

Apesar de sua grande importância, não há e para que o trabalho das freteiras ocorra com mais eficiência. Os proprietários relatam que falta de apoio de órgãos públicos na construção de simples ancoradouros para carga e descarga. Em tempos dos rios com níveis muito baixos carece de pequenas dragagens para que comunidades e fazendas sejam adas e que se garanta a segurança da navegação.

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

A Ecoa manifesta total solidariedade à ministra do Meio Ambiente Marina Silva diante das agressões de senadores na Comissão de Infraestrutura do Senado, à qual foi convidada a tratar da criação de áreas de conservação na região Norte. Marina deixou a sessão após ser alvo de declarações de senadores consideradas machistas e ofensivas. 1j4p16

As onças no Pantanal e as crises hídrico-climáticas 302w28

Alcides Faria Biólogo e diretor da Ecoa. Revisado por Fernanda Cano e André Siqueira.   –

Fumaça de incêndios invade casas, e proteção global custaria bilhões 1w334o

Mesmo dentro de casa, a fumaça tóxica de incêndios florestais pode ser perigosa. Um estudo publicado

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 5pm20

Legalidade de licenças para megadesmates no Pantanal Sul pode ser avaliada em breve no STJ; Ministério

André Nunes, diretor da Ecoa, representa o Pantanal em Fórum Global no Canadá – Conheça os destaques! 252t

O diretor da Ecoa André Nunes e Luciana Vicente (coordenadores da Paisagem Modelo Pantanal) estão representando