//

O que é degradação do solo? Causas, impactos e soluções 38z69

6 minutos de leitura
Foto: Victor Hugo Sanches

Texto originalmente postado em 15 de abril de 2022. 103p5

No dia 15 de abril comemora-se o Dia Nacional da Conservação do Solo. A data, estabelecida com a Lei Federal nº 7.876, foi escolhida em homenagem a Hugh Hammond Bennett, pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Quando se trata do solo é preciso abordar a degradação.

Segundo o relatório da Food and Agriculture Organization (FAO), 33% dos solos do mundo estão deteriorados pela erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação. Em solo brasileiro, os principais problemas são a erosão, perda de carbono orgânico e desequilíbrio de nutrientes. 

A conservação do solo é essencial para diminuir as alterações climáticas, pois este sequestra o carbono e gases do efeito estufa. Além dos prejuízos ambientais, a degradação também leva à insegurança alimentar por prejudicar a produção de alimentos. Mas o que exatamente é a degradação do solo e como tratar dessa situação?  

 Degradação do solo  3y5930

A degradação do solo está relacionada com sua destruição. Para o engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Ecologia, Felipe Luis Gomes Borges, ao tratar do tema “primeiro temos que compreender que o solo é um sistema, ou seja, múltiplos elementos, bióticos e abióticos, interagindo de diversas maneiras. Quando degradamos um solo estamos interferindo em suas características funcionais. Por exemplo, ao desmatar um solo alteramos diversas funcionalidades, entre elas a estabilidade. Assim, a chuva que caía primeiramente na vegetação agora cai diretamente sobre o solo, o que gera desagregação. Nesses casos podemos esperar a intensificação de processos erosivos como voçorocas, deslizamentos etc.” 

Felipe Luis Gomes Borges é engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Ecologia. Foto: Victor Hugo Sanches

Causas do desgaste  6p1l4o

A alteração das funcionalidades do solo pode ser gerada por erosão, salinização, desertificação, compactação ou degradação química. A erosão, um processo natural que pode ser intensificado pela ação humana, ocorre quando há desgaste devido a atuação de agentes externos, como vento, chuva e sol. Já a salinização, também algo natural que pode ser intensificado pelo ser humano, principalmente com práticas agrícolas incorretas, é o acúmulo de sais minerais. 

Outra causa do desgaste é a desertificação, que embora tenha causas naturais, se intensifica com ações antrópicas como desmatamento, queimadas, mineração, irrigação incorreta e uso intensivo do solo pela agropecuária.  A compactação é gerada pelo aumento da densidade do solo, causada por grande atrito da superfície ou pela pressão contínua. Ações que geram esse fenômeno são o pisoteio do gado, máquinas agrícolas e manejo incorreto do solo.  

Por fim há a degradação química que ocorre devido ao uso indiscriminados de agrotóxicos, descarte incorreto de resíduos, lixões não fiscalizados e desmatamento.  

As mudanças climáticas também afetam o solo com as altas temperaturas e eventos extremos, como secas e inundações.  

Como evitar a degradação  3i2z5r

O plantio correto, o reflorestamento, o manejo adequado e a rotação de cultura são formas de evitar a degradação.  

A restauração ecológica é uma das formas de tratar o desgaste do solo. Essa alternativa faz com que, de forma sustentável, as funcionalidades do solo sejam restauradas. Para que a restauração seja feita é preciso primeiro identificar as causas da degradação. Em seguida um plano de intervenção é traçado com base nas especificidades do local. Por fim é feito um monitoramento para identificar possíveis manutenções e os sucessos da ação. Felipe Borges exemplifica: “em um solo que apresente erosão, ou seja, tenha sua estabilidade comprometida, podemos planejar e executar o plantio de espécies vegetais rústicas e com boa capacidade de produção de raízes, promovendo a agregação.  Sendo o monitoramento posterior a avaliação do processo de controle da erosão”. 

A restauração auxilia na recuperação das funcionalidades do solo. Foto: Victor Hugo Sanches

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).