///

Cartilha aborda coleta de sementes e produção de mudas no Pantanal 2t1c6n

4 minutos de leitura

A cartilha ‘Restauradores de Paisagens’ é fruto do projeto ‘Restauracción‘, executado pela Ecoa na região de Corumbá (MS), e aborda a produção de mudas. O projeto é desenvolvido na Paisagem Modelo Pantanal, uma plataforma social que busca integrar múltiplos grupos para assim solucionar problemas e promover o manejo sustentável da região. 724p3g

A cartilha foi elaborada para o curso que está sendo executado com grupos presentes na Paisagem Modelo Pantanal. O curso está sendo aplicado por Gustavo Menezes que é engenheiro florestal e técnico do projeto “Restauração Estratégica e Participativa no Pantanal”, executado pela Ecoa com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

Ao longo do material, são apresentados conceitos e orientações técnicas das práticas realizadas para alcançar a restauração de um ambiente, o que envolve coleta de sementes, produção, plantio e manutenção de mudas. Entre os temas abordados, estão beneficiamento de sementes,  preparo do solo, quebra de dormência, semeadura, adubação e preparo do solo.

O texto foi redigido pelo engenheiro florestal Gustavo Menezes, com revisão de André Nunes, Nathalia Ziolkowski e Raquel Alves. Além disso, a cartilha é ilustrada por Rafaella Moura, do Pagar o Pato Estúdio, e diagramada por Raquel Alves.

e a versão digital da cartilha aqui. 56a36

Foto: Victor Hugo Sanches / Arquivo Ecoa

Restauração 1o4n52

Na década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, apelo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, a Ecoa executa dois projetos na temática. O projeto “Restauração Estratégica e Participativa no Pantanal” desenvolvida na Área de Proteção Ambiental, com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), e o projeto Restauracción, que tem o apoio do Serviço Florestal Canadense.

A degradação de áreas naturais provocadas pelo homem pode ocorrer por diversos fatores como a expansão agrícola, mineração, fogo, corte de lenha e madeira, aberturas de estradas, expansão urbana e outros. A degradação do meio ambiente provoca prejuízos ambientais, financeiros e sociais. Para reverter este cenário é necessário o desenvolvimento e utilização de técnicas de restauração de ambientes degradados.

Projeto Restauracción  1zk4e

Dentro da Paisagem Modelo Pantanal está em andamento o projeto Restauracción, que possui o intuito de consolidar a primeira Paisagem Modelo do Pantanal, fortalecer seu sistema de governança e intensificar as atividades de restauração na Área de Preservação Ambiental Baía Negra, em Ladário (MS), que acontecem no âmbito do projeto ‘Restauração estratégica e participativa no Pantanal’ 

A iniciativa é executada pela Ecoa com apoio do Serviço Florestal Canadense e suas ações acontecem ao longo do primeiro semestre de 2023. As atividades do projeto também são realizadas com a participação de pesquisadores e pesquisadoras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Smithsonian Conservation Biology Institute e Imperial College London.   

 

 

 

 

Alíria Aristides 5h1i38

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).