/

Fumaça cobre Floresta Amazônica – Destaques do GT Infra 703o4h

5 minutos de leitura

O GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil. 1v3h4g

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT:

 

Fumaça cobre a floresta na semana do Dia da Amazônia
Só nos primeiros dias do mês de setembro foram registrados mais de 18 mil focos de queimadas na Amazônia, quase o mesmo número da média de todo o mês no ano ado. Imagens de satélite divulgadas nesta semana mostram uma nuvem de fumaça sobre a floresta, assunto que foi repercutido por vários veículos de imprensa nacional e internacional, como a Folha de S. Paulo. Enquanto isso, o O Eco mostrou que o Ibama executou, até 5 de setembro, só 37% do orçamento para prevenção de queimadas.

“No Dia da Independência, e na mesma semana em que se comemora o Dia da Amazônia, os números referentes à queimadas e incêndios florestais só reforçam que estamos repetindo a mesma dinâmica predatória de 200 anos atrás, propagando uma economia da destruição que ainda se alimenta fortemente de recursos naturais ao o que não traz o tão almejado desenvolvimento real para a Amazônia”, declarou Cristiane Mazzetti, porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil ao G1.

 

Fórum Amazônia Sustentável apresenta “Carta de Alter” com propostas para manter a Amazônia viva

Na data em que é comemorado o Dia da Amazônia, 5 de setembro, o Fórum Amazônia Sustentável lança a “Carta de Alter” contendo 14 propostas para manter a Amazônia viva, com a floresta em pé e direitos garantidos para as populações da região. O documento é resultado do encontro presencial do Fórum realizado em Alter do Chão (PA), em julho de 2022. As propostas da “Carta de Alter” são baseadas em três premissas e valores: garantir o protagonismo das comunidades tradicionais da Amazônia nas tomadas de decisão em espaços de diálogo e concertação; garantir o respeito aos povos da floresta e suas tradições; e garantir a conectividade e diversidade ambiental e social, além de referendar as propostas prioritárias da Carta de Alter, elaborada pelo GT Infra.

 

Evento referência em negócios pelo clima acontece nesta sexta-feira

A 4ª edição da Feira Conexão pelo Clima, organizada pelo O Mundo Que Queremos e pelo CDP Latin America, volta a ser presencial e acontece nesta sexta-feira (9/9), das 9h30 às 19h, no Unibes Cultural, em São Paulo. Os desafios e avanços da preservação e conservação dos biomas e as implicações da bioeconomia para um projeto de país economicamente sustentável e socialmente inclusivo estarão no centro do debate, que vai reunir governos, empresas, investidores, sociedade civil e partes interessadas da América Latina. A programação do teatro terá formato híbrido e também poderá ser assistida online pelo canal do Youtube do Conexão.

 

International Rivers e Tapajós de Fato lançam série de podcast “Tapajós Sob o Sol”

Em comemoração à semana da Amazônia, a International Rivers e o Tapajós de Fato (TdF), veículo de comunicação popular, alternativo e independente, que atua na região oeste do estado do Pará, lançam hoje a série de podcast Tapajós Sob o Sol, já disponível no canal oficial do TdF no Spotify. A série de três episódios recebe especialistas para debater temas relevantes da região do Tapajós, como a bioeconomia, a importância arqueológica e como as bacias hidrográficas e os rios têm a ver com as mudanças climáticas.

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

A Ecoa manifesta total solidariedade à ministra do Meio Ambiente Marina Silva diante das agressões de senadores na Comissão de Infraestrutura do Senado, à qual foi convidada a tratar da criação de áreas de conservação na região Norte. Marina deixou a sessão após ser alvo de declarações de senadores consideradas machistas e ofensivas. 1j4p16

As onças no Pantanal e as crises hídrico-climáticas 302w28

Alcides Faria Biólogo e diretor da Ecoa. Revisado por Fernanda Cano e André Siqueira.   –

Fumaça de incêndios invade casas, e proteção global custaria bilhões 1w334o

Mesmo dentro de casa, a fumaça tóxica de incêndios florestais pode ser perigosa. Um estudo publicado

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 5pm20

Legalidade de licenças para megadesmates no Pantanal Sul pode ser avaliada em breve no STJ; Ministério

André Nunes, diretor da Ecoa, representa o Pantanal em Fórum Global no Canadá – Conheça os destaques! 252t

O diretor da Ecoa André Nunes e Luciana Vicente (coordenadores da Paisagem Modelo Pantanal) estão representando