/

Rede Pantanal e o Parque da Serra da Bodoquena 2o651a

2 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 04/02/10 15362v

A Rede Pantanal vem a público se pronunciar em defesa à continuidade das ações de implementação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

No mês de novembro de 2009 o Parque Nacional seria contemplado com a criação de seu Conselho Consultivo que teria a competência de finalizar e implantar o Plano de Manejo da Unidade de Conservação, porém o planejamento foi interrompido devido a um processo movido pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do MS) junto à Justiça Federal.

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criado no ano 2000, é a única Unidade de Conservação de Proteção Integral Federal de Mato Grosso do Sul. Sua área de cerca de 76.500 hectares abrange os municípios Bodoquena, Bonito, Porto Murtinho e Jardim. O Parque protege a maior área contínua de Mata Atlântica no Estado.

A atual situação do Parque foi um dos temas discutidos durante o IV Encontro da Rede Pantanal que reuniu mais de 40 organizações, em dezembro, na cidade de Campo Grande. A Carta Pública foi encaminhada às autoridades competentes ao assunto.

Rede Pantanal
É integrada por organizações não-governamentais, movimentos sociais e religiosos, populações tradicionais, povos indígenas, entre outros. A Rede Pantanal está comprometida em promover e apoiar as ações locais desenvolvidas por seus membros em defesa da vida e da cultura pantaneira. A atuação da Rede abrange toda a região do Pantanal no território brasileiro e inclui membros do Paraguai e Bolívia.

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

As onças no Pantanal e as crises hídrico-climáticas 302w28

Alcides Faria Biólogo e diretor da Ecoa. Revisado por Fernanda Cano e André Siqueira.   –

Fumaça de incêndios invade casas, e proteção global custaria bilhões 1w334o

Mesmo dentro de casa, a fumaça tóxica de incêndios florestais pode ser perigosa. Um estudo publicado

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 5pm20

Legalidade de licenças para megadesmates no Pantanal Sul pode ser avaliada em breve no STJ; Ministério

André Nunes, diretor da Ecoa, representa o Pantanal em Fórum Global no Canadá – Conheça os destaques! 252t

O diretor da Ecoa André Nunes e Luciana Vicente (coordenadores da Paisagem Modelo Pantanal) estão representando

“Foi um prazer conhecer tantas histórias de dedicação que essas mulheres tem com o Cerrado. A maioria das inscritas estava plenamente apta a participar desse programa, o que tornou mais difícil a seleção (…). Por isso, trabalhamos também pelo aumento de vagas disponíveis para receber mais mulheres nessa jornada que se inicia a partir de agora e que esperamos que seja o semear de um Cerrado mais forte, mais equitativo e justo para as mulheres pelo Cerrado”. – Nathalia Ziolkowski, presidenta da Ecoa, sobre a divulgação das selecionadas para o Curso de Formação de Mulheres Líderes do Cerrado 666249

“A publicação deste resultado é uma grande alegria e sua divulgação hoje deriva do trabalho intenso