/

Povos Indígenas se mobilizam em defesa do Cerrado 6m3u3j

3 minutos de leitura
Foto: Aline Cristina Soterroni

Texto originalmente publicado em: 23/11/06 3k4n2a

Com o objetivo de mobilizar e articular politicamente as lideranças e representantes dos povos indígenas moradores do Cerrado, para a defesa de direitos e interesses comuns acontecerá, em Brasília-DF, o seminário Nossa Terra, Nossa Casa: por uma mobilização dos povos indígenas do Cerrado.

Organizado pelas associações indígenas Wyty Catë e Warã, do Maranhão e do Mato Grosso respectivamente, o encontro reunirá 45 lideranças e representantes de vários povos indígenas na discussão de uma pauta política e no planejamento de amplo processo de mobilização indígena em prol da qualidade de vida das populações indígenas e da conservação do Cerrado.

Com o contínuo avanço das frentes agropecuárias sobre o Cerrado, as Terras Indígenas aram a constituir verdadeiras ilhas de biodiversidade, constantemente ameaçadas pelo desmatamento de seu entorno e pela contaminação e destruição das cabeceiras dos rios. A degradação ambiental resultante dessas interferências ameaça a base de sobrevivência material e simbólica dos povos indígenas, resultando em grande perda na diversidade biológica deste bioma e, também, prejuízos culturais aos povos que com ele interagem.

O encontro, que acontece no período de 24 a 26 deste mês em Brasília-DF, terá em sua abertura a II Corrida de Toras na Esplanada dos Ministérios, no dia 23 de novembro, a partir das 9h, indo do Bloco A em direção ao Congresso Nacional.

A Corrida de Toras é um rito tradicional e um esporte de índios Macro-Jê. Consiste na disputa entre dois partidos que correm revezando toras de buriti, que pesam entre 100kg a 120kg. A I Corrida de Toras em Brasília aconteceu em 2004, por ocasião do Grito do Cerrado, mobilização social que visou sensibilizar a opinião pública e os governantes para os problemas do desmatamento no Cerrado brasileiro.

O seminário Nossa Terra, Nossa Casa integra a programação do V Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, promovido pela Rede Cerrado, numa aliança estratégica para dar visibilidade às questões socioambientais relativas a este bioma.

 

ecologiaeacao ggn

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Mulheres do Cerrado: Oficinas de plantas medicinais fortalecem saberes tradicionais 6c4y6x

Duas oficinas realizadas em maio pela Ecoa, no âmbito do projeto “Despertando o Viver no Cerrado:

Estudo: poluição tóxica de incêndios florestais atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo 1i3k1o

Via ClimaInfo. Populações de países onde as condições de vida são mais precárias e há menos

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!