//

Entrega do TAUS marca dia de grande conquista para a Colônia de Pescadores Z18 166y2x

2 minutos de leitura

Por Iasmim Amiden (Ecoa – Ecologia e Ação) Iasmim é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e coordena o Programa Oásis de proteção aos polinizadores, da Ecoa 6k6843

 

 

A colônia de pescadores Z18, de Anastácio/MS, recebeu nesta quarta-feira, 22, documento que assegura o imóvel da União de 10,5 ha, para o fortalecimento de suas atividades e desenvolvimento da comunidade. O Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS) foi entregue pelo superintendente Mário Sérgio Sobral junto ao superintendente-substituto Carlos Pussoli, da Superintendência do Patrimônio da União de Mato Grosso do Sul (SPU/MS).

Conquista histórica para os que trabalham vigorosamente na transformação e manutenção do local, com objetivo de fortalecer a renda da colônia e seus associados, principalmente, no período de defeso – em que a pesca é proibida. A região é, inclusive, de vegetação preservada pelos próprios membros da Colônia, mantida nas margens do rio Aquidauana.

Os pescadores utilizarão a área para fazer processamento de pescado, ampliar os projetos de agricultura familiar, piscicultura, produtos da sociobiodiversidade e apicultura. Além disso, a possibilidade da sede fornecer aos pescadores condições para participarem de projetos com financiamento e estender suas atividades de renda.

O TAUS significa maior segurança aos trabalhadores e suas famílias, que incansavelmente lutaram pelo direito ao local. Um esforço especial do presidente da Colônia Aparecido Carlos dos Santos Milan, sempre com apoio da Ecoa.

Além deste, já são centenas de TAUS entregues para garantia dos direitos destas populações vulneráveis, com a sensibilidade e apoio total do superintendente da SPU, Mário Sérgio Sobral junto a sua equipe.

Estiveram presentes neste ato de grande conquista, além dos superintendes e pescadores, o diretor presidente da Ecoa, André Luiz Siqueira, vereadores, assessores de deputados e o comando da Polícia Militar Ambiental.

Ecoa 37h3q

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

O ‘Legado’ das Cinzas’: estudo mostra efeitos dos incêndios no Pantanal brasileiro através de testes toxicológicos das cinzas 3g5s4y

Em 2020, o Pantanal brasileiro sofreu incêndios devastadores, os quais levaram a levaram a destruição de

A Ecoa manifesta total solidariedade à ministra do Meio Ambiente Marina Silva diante das agressões de senadores na Comissão de Infraestrutura do Senado, à qual foi convidada a tratar da criação de áreas de conservação na região Norte. Marina deixou a sessão após ser alvo de declarações de senadores consideradas machistas e ofensivas. 1j4p16

As onças no Pantanal e as crises hídrico-climáticas 302w28

Alcides Faria Biólogo e diretor da Ecoa. Revisado por Fernanda Cano e André Siqueira.   –

Fumaça de incêndios invade casas, e proteção global custaria bilhões 1w334o

Mesmo dentro de casa, a fumaça tóxica de incêndios florestais pode ser perigosa. Um estudo publicado

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 5pm20

Legalidade de licenças para megadesmates no Pantanal Sul pode ser avaliada em breve no STJ; Ministério