////

Morcegos não são cegos e eles não vão chupar o seu sangue 5a1b2k

2 minutos de leitura

Por Iasmim Amiden (Ecoa – Ecologia e Ação)Iasmim é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e coordena o Programa Oásis de proteção aos polinizadores, da Ecoa 2h4l3a

 

 

Um vídeo interessante mostra o que muitos não sabem sobre os morcegos e desmistifica a ideia de que estes são animais perigosos aos seres humanos, mas pelo contrário, desempenham papel fundamental para os ecossistemas e para a economia também. Apesar de serem muitas vezes temidos, morcegos são inofensivos e polinizadores primorosos que possuem estratégias peculiares para preservação e manutenção dos biomas como, por exemplo, a eco-localização – uma de suas capacidade biológicas que permite detectar as posições, ou obstáculos, no meio ambiente, através da emissão de ondas ultrassônicas (som com uma frequência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber).

Entretanto, devemos estar cientes de que estes polinizadores estão cada vez mais sob risco de extinção e as causas são: uso de agrotóxicos, queimadas e desmatamento. No caso dos agrotóxicos, os morcegos podem entrar em contato com os resíduos durante a polinização das lavouras, sendo que algumas espécies de morcegos se alimentam de insetos presentes nas plantações. Atualmente, sabe-se que boa parte das plantas cultivadas para alimentação, medicamentos, biocombustíveis e fibras depende da polinização animal, ou seja, sem os polinizadores, seja morcegos, abelhas, beija-flores, entre outros, os impactos para a economia e sociedade serão devastadores.

Devemos oferecer proteção e condições para conservação dos morcegos em prol da vida. E se você ainda não conhece muito sobre eles, fique atento ao nosso programa Oásis – uma ferramenta de proteção/conservação de polinizadores.

Ecoa 37h3q

Deixe uma resposta Cancelar resposta 3v1h5y

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog s1741

Chuvas na Argentina provocam inundações e evacuação de 3.000 pessoas 4v3s2u

Via Climainfo Tempestades também castigaram o litoral do Nordeste; no Recife, 80 imóveis foram interditados por

“PL da Devastação” tem dispositivos que contrariam decisões do STF 5k2s2n

Via Climainfo  Inconstitucionalidades incluídas na Câmara são mantidas nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura do

Abelhas nativas no Pantanal 1f374s

Conheça as principais espécies de abelhas nativas encontradas no Pantanal!

Peixes nativos na parte alta do rio Paraná diminuíram de tamanho ao longo do tempo 3h6zp

Pesquisadores de universidades do Brasil, do Uruguai e da Inglaterra combinaram 21 anos de dados sobre

Mulheres que sonham e realizam: produção de farinha de jatobá no Ceppec, em Nioaque (MS) 6t2s3r

“Bom dia mulheres de luta, persistência, mulheres que sonham e realizam sonhos.” — Rosana Claudina (Preta).